SUV compacto da marca vai além do mini-Classe G

O Classe G é, sem dúvida, um dos ícones da Mercedes-Benz. Originalmente pensado para o uso militar e para encarar terrenos difíceis, ele se transformou ao longo dos anos. Hoje, não é apenas um SUV robusto, mas também um verdadeiro símbolo de status e sofisticação, presente nas garagens de celebridades e executivos ao redor do mundo.
E agora, surge uma novidade empolgante: o “irmão menor” do Classe G, carinhosamente apelidado de Baby G. A ideia da Mercedes-Benz é respeitar o legado do Classe G enquanto cria um SUV que tenha sua própria identidade, sem parecer apenas uma versão compacta do modelo original. Desde o seu anúncio em 2023, o Baby G despertou a curiosidade de muitos, e agora a marca começa a compartilhar mais detalhes sobre esse projeto.
Durante o Salão de Munique de 2025, o presidente da Mercedes-Benz, Ola Källenius, revelou que os primeiros protótipos do Baby G estão prestes a sair para as ruas para testes. No evento, uma imagem do Classe G foi mostrada junto com o Baby G, enfatizando a conexão entre eles, mas também destacando que se trata de um desenvolvimento totalmente novo.
Källenius foi bem claro ao afirmar que o Mini G precisa ser especial e autêntico. Para isso, a marca decidiu criar uma plataforma exclusiva para ele — não podemos apressar o desenvolvimento usando uma plataforma já existente.
Essa escolha mostra o quão significativo é o projeto para a marca. O Baby G não será apenas uma cópia em menor escala do G, mas um SUV projetado para manter a essência da família. O chefe de operações da Mercedes-Benz, Markus Schäfer, comentou em uma entrevista que o modelo terá carroceria sobre chassi, uma solução clássica que garante robustez para aventuras fora de estrada. Isso significa que a Mercedes continuará a investir na performance off-road que fez o Classe G famoso, mesmo em um modelo menor.
E, para quem gosta de exclusividade, boas notícias: Schäfer deixou claro que até as maçanetas do Baby G serão únicas. “Não posso pegar uma maçaneta do portfólio atual, porque o Classe G tem maçanetas tão exclusivas,” afirmou o executivo. Vai ser um modelo que se distancia totalmente dos outros, quase como um item colecionável.
Ao contrário do Classe G, que tem opções tanto a combustão quanto elétricas, o Baby G deve ser lançado exclusivamente na versão elétrica. A expectativa é que ele utilize um conjunto semelhante ao do recém-lançado GLC elétrico, com uma bateria de cerca de 94 kWh e potência de até 483 cv. Isso o colocaria em uma posição competitiva no crescente mercado de SUVs elétricos premium, especialmente na Europa — e que já começa a se espalhar por mercados emergentes.
O lançamento do Baby G está previsto para 2026, com vendas iniciando no final do ano ou no começo de 2027. As expectativas de preço estão entre US$ 55 mil (aproximadamente R$ 299.200) e US$ 65 mil (cerca de R$ 353.600), o que o posiciona como uma porta de entrada para a família G da Mercedes-Benz.