Automotivo

Spark EUV produzido no Ceará oferece benefícios para a Chevrolet

A Chevrolet acaba de lançar no Brasil o Spark EUV, seu primeiro SUV compacto 100% elétrico. Este modelo promete ser uma verdadeira revolução no trânsito urbano, trazendo um design moderno, conforto e tecnologia. Ele vai encarar concorrentes como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03, representando a aposta da marca para tornar os elétricos mais acessíveis e populares por aqui.

Para quem está curioso, o preço de lançamento é de R$ 159.990. Isso mesmo! A versão inicial, chamada Activ, vem equipada com tudo o que você precisa, incluindo um acabamento caprichado e detalhes aventureiros. Se você é do tipo que gosta de um carro bem equipado, esse SUV vai te conquistar.

Produção Nacional no Ceará

Uma novidade interessante é que o Spark EUV será produzido na antiga fábrica da Troller, no Ceará. Isso surpreende, já que muitos esperavam que o modelo saísse das fábricas mais modernas do Sudeste. Essa escolha da General Motors é um sinal do compromisso da montadora com o Brasil, aproveitando a estrutura que já existe por lá, enquanto faz investimentos pesados em novas tecnologias.

A decisão também está relacionada aos incentivos fiscais da Reforma Tributária de 2023. Essa reforma facilita a vida das montadoras no Norte, Nordeste e Centro-Oeste até 2032. Para os elétricos, como o Spark EUV, os incentivos ajudam a viabilizar a produção local, oferecendo créditos de IPI e PIS/Cofins, o que melhora a rentabilidade e dá mais fôlego para a montadora.

Incentivos para Carros Elétricos

Outro ponto positivo é que o modelo se beneficia do programa Mover, que reduz impostos para veículos elétricos e híbridos. E tem mais: há um bônus extra para carros que utilizam materiais recicláveis e têm tecnologias de assistência ao motorista. Isso faz do Spark EUV uma opção competitiva e alinhada com as políticas ambientais do Brasil.

A fábrica da Comexport ainda recebeu R$ 400 milhões para se tornar multimarcas, o que possibilita a montagem de diferentes modelos elétricos. Com essa escalabilidade, rapidez na produção e redução de custos, a GM se garante na competição com os importados.

Desempenho e Autonomia

O Spark EUV é equipado com um motor elétrico que entrega 101 cv e 18,4 kgfm de torque. Com uma bateria LFP de 42 kWh, a autonomia é de até 300 km em trajetos urbanos. E se você está preocupado com a recarga, fique tranquilo: a carga rápida vai de 30% a 80% em apenas 35 minutos. Além disso, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km, o que é uma tranquilidade a mais para quem busca um carro elétrico.

Design e Conforto

O design do Spark EUV é voltado para o público urbano, medindo 4 metros de comprimento e com um porta-malas que oferece 355 litros — ampliáveis a 916 litros com os bancos rebatidos. Ele vem com iluminação full LED, rodas de 16”, um painel digital de 8,8” e uma central multimídia de 10,1”, tudo que você precisa para uma experiência de direção conectada e moderna.

A segurança também não foi deixada de lado. O pacote inclui seis airbags, frenagem automática, câmeras de 360°, assistente de faixa e três modos de condução com regeneração de energia. No interior, você encontra bancos de couro, ar-condicionado digital inteligente e nada menos que 28 porta-objetos, refletindo o propósito de ser um SUV elétrico completo e acessível.

Se você é apaixonado por carros e adora estar por dentro das novidades, o Spark EUV promete ser uma das estrelas do mercado automotivo brasileiro. É um passo a mais para tornar a experiência de dirigir um elétrico não apenas acessível, mas também bastante prazerosa.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo