Automotivo

Smart ForTwo retorna com novo nome e produção na China

A Smart já não é mais a mesma que costumávamos conhecer. Desde 2019, a marca passou por mudanças significativas. A Mercedes-Benz e a Geely se uniram em uma joint venture, e a produção deu uma guinada para a China. A antiga fábrica em Hambach, na França, agora é propriedade da Ineos, que está por trás da construção do robusto Grenadier. E os novos modelos da Smart? Bem, eles ganharam corpo e peso, com o #5, um SUV médio que chega a impressionantes 2.450 kg e 4.705 mm de comprimento.

Mas agora, a Smart está resgatando sua essência com o icônico ForTwo, que renasce como #2. Este pequeno urbano promete voltar ao segmento A em 2026. Montado em uma plataforma feita especialmente para carros ultracompactos, o #2 terá um design assinado pela Mercedes-Benz e será feito na China, seguindo a nova linha de produção da marca.

Ainda não sabemos quando esse modelo chegará nos EUA ou aqui no Brasil, onde a marca tem uma imagem um tanto esquisita. O que podemos esperar é que esse hatch elétrico chegue primeiro à China, Europa e outros mercados. A Smart se autodenomina a “inventora do carro urbano original” e promete que o novo modelo será compacto, com espaço para duas pessoas e ideal para as cidades movimentadas.

Os teasers que foram divulgados mostram que a Silhueta do novo Smart manterá aquele charme peculiar do ForTwo, embora com formas mais angulares e modernas, abandonando um pouco suas linhas arredondadas. E uma grande novidade: ao contrário de outros modelos que ainda têm motores a combustão, o #2 será 100% elétrico. Isso deve trazer mais conforto na cabine, mantendo as dimensões compactas que todo mundo ama.

Na Europa, muitas montadoras já deixaram o setor de carros pequenos. É uma pena, né? O Volkswagen e-up! e seus irmãos já foram esquecidos. Mas a VW está para lançar o ID.1 no ano que vem. Porém, esse carro promete ser bem maior que o Smart #2.

É sempre empolgante ver um novo carro pequeno surgindo em um mercado que tende a encher os bolsos das montadoras com SUVs grandalhões. Com o avanço na tecnologia de baterias, o novo modelo deve superar fácil o alcance do antigo ForTwo. As rodas estarão mais para os cantos, garantindo uma distância entre eixos generosa para acomodar uma bateria robusta.

Uma grande dúvida que todos têm é sobre o preço. O ID.1 da VW deve começar na casa dos 20.000 euros. Se o Smart #2 custar mais que isso, será que seu apelo conseguirá desviar os compradores de um hatch de cinco portas mais prático, como o novo EV da VW? E ainda tem a Renault se preparando para trazer de volta o Twingo como um EV bem acessível, por menos de 20.000 euros.

A corrida está acirrada, mas ver um novo compacto no mercado é sempre um sopro de ar fresco, especialmente quando as opções parecem cada vez mais pesadas e volumosas.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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