Sinais de combustível adulterado: aprenda a identificá-los

Ter um carro no Brasil envolve muito mais do que fazer um investimento inicial alto. Sem dúvida, o desafio vai além da compra. Preocupar-se com combustíveis adulterados é uma dor de cabeça real, já que isso pode afetar o desempenho do veículo, aumentar o consumo e, em casos mais graves, danificar o motor. E a verdade é que reconhecer os sinais de que o seu combustível não está em boa forma é fundamental para evitar prejuízos.
A boa notícia é que, com um pouco de atenção, dá para identificar alguns indícios de que a gasolina ou o etanol podem estar contaminados. A seguir, vou listar quatro alertas que podem ajudar você a descobrir se o tanque está cheio de boas intenções… ou de problemas.
1 – Aumento repentino do consumo
Esse é um sintoma bem comum e acontece porque a gasolina ou o etanol podem estar misturados com aditivos inadequados, como solventes ou até água. Isso não só reduz a eficiência do combustível, como também pode jogar o rodízio de carro na sua conta do dia a dia. Quando perceber que o tanque vazio chega mais rápido do que o normal, é hora de desconfiar.
2 – Perda de potência
Outro sinal que pode acender um alerta na sua mente é a perda de potência. Já percebeu seu carro engasgando na hora de acelerar? Isso geralmente acontece quando a combustão não tá rolando como deveria, o que resulta em mudanças bruscas de desempenho. Se você tem carro não flex, fica ainda mais complicado, já que ele pode ter dificuldade para se adaptar a um combustível fora do padrão. Nessas horas, é bom ter um plano B na Manga, principalmente se precisar de uma arrancada rápida.
3 – Dificuldade para dar partida
Se o carro está começando a dar trabalho na hora de ligar, ou a marcha lenta tá mais irregular do que o trânsito de São Paulo, é um sinal claro de que pode haver algo errado. Vibrações no motor e demora para pegar são sintomas típicos de combustível com componentes inadequados. E dependendo da gravidade, isso pode até gerar fumaça e afetar o catalisador — o que ninguém quer, né?
4 – Luz de injeção acesa no painel
Se a luz de injeção acendeu logo após abastecer, fique de olho. Esse aviso é um alerta de que a adulteração pode estar atrapalhando a leitura da sonda lambda, que mede a queima do combustível. Nesse caso, procurar uma oficina de confiança é essencial. Ignorar o aviso pode resultar em consertos caros mais adiante.
Para evitar essa dor de cabeça, o melhor é abastecer sempre em postos de confiança. Escolher grandes redes com boas referências pode fazer toda a diferença. E, claro, fique atento a preços muito abaixo da média, porque isso é um dos principais sinais de que algo está errado. Além disso, guardar a nota fiscal e pedir dicas de amigos que também são apaixonados por carros vale a pena.
Se você se deparar com irregularidades, faça sua parte e entre em contato com a ANP.