Renault e Geely desenvolverão motor a combustão para elétricos

Apresentado pouco antes do Salão de Munique, o novo conceito da HORSE, uma parceria entre Renault e Geely, promete revolucionar o modo como olhamos para os carros elétricos. O foco da vez é um extensor de autonomia, que mais lembra uma maleta, mas que pode fazer toda a diferença na jornada dos motoristas.
Esse sistema, chamado de HORSE C15, junta motor, gerador e inversor em um módulo que, para quem vive na correria do dia a dia, é bastante prático. Ele pode ser instalado tanto na frente quanto na traseira do veículo, e isso sem exigir grandes modificações na estrutura. A ideia é que as montadoras consigam aumentar a autonomia dos seus modelos sem precisar criar tudo do zero.
Mas vamos aos detalhes! O C15 conta com um motor 1.5 de quatro cilindros que pode ter configurações aspirada ou turbinada. Se você está pensando em um carro pequeno, a versão básica entrega 95 cv (70 kW). Agora, se você precisa de algo com mais pegada, o motor turbinado pode chegar até 163 cv (120 kW). O mais interessante é que esse motor funciona somente como gerador, ou seja, não aciona as rodas. Isso garante uma operação sempre eficiente, o que, quem dirige sabe, faz toda a diferença.
Na prática, essa configuração permite que as baterias sejam menores, o que significa menos peso e, claro, um menor custo. Isso acaba resultando em um carro que mantém a mesma sensação de conduzir um elétrico puro: silencioso e ágil.
E não se preocupe com a recarga! Você ainda pode ligar o carro na tomada e dar aquele “gole” na bateria, como em qualquer elétrico convencional. Além disso, esse tipo de motorização se adapta às normativas mais rígidas do mercado, como as da Euro 7 e China 7, e é compatível com combustíveis sintéticos.
Agora, vamos dar uma passadinha pelo Brasil! Enquanto a HORSE apresenta inovações na Europa, a versão brasileira já está testando algo mais familiar. Durante o Electric Days, que rolaram no Rio de Janeiro, a empresa mostrou um protótipo baseado no Renault Master elétrico. O que chama a atenção? Um motor HR10 1.0 turbo flex, que também é usado no Kardian, funcionando como extensor de autonomia. Ele fica estrategicamente posicionado no compartimento de carga, mas a ideia é instalá-lo no cofre, como acontece em veículos tradicionais.
O motor HR10 também atua exclusivamente como gerador, sem tracionar as rodas, garantindo que o carro funcione com toda a sua eficiência. É genial, né? O sistema é completamente automático, sem necessidade de o motorista se preocupar em ativar nada.
Dando uma olhada mais ampla, o conjunto do extensor é bastante versátil. Pode ser utilizado não só em carros, mas também em vans e ônibus! Além disso, a HORSE já está desenvolvendo soluções que incluem motores maiores, como o HR13 1.3 turbo, tudo para atender às demandas do mercado brasileiro.
A proposta de um extensor que gera menos desgaste e aumenta a vida útil é uma grande sacada, especialmente em um país que ainda possui tantos veículos a diesel. E dá pra notar que a intenção é colaborar na conversão desses veículos, tornando a eletrificação mais viável e menos custosa.
Por fim, é bom lembrar: o futuro dos carros elétricos está só começando, e cada nova inovação traz umidade à nossa paixão por dirigir.