Renault cria limusine inusitada a pedido de CEO na Argentina

A Renault recentemente surpreendeu a todos ao apresentar uma invenção bastante inusitada na Argentina: uma limusine conversível feita a partir do Kangoo. Esse projeto curioso foi elaborado por uma equipe da fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, e foi revelado no dia 23 de junho como parte das comemorações de 70 anos da unidade.
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Chamado de Kangoo Limo, esse carro tem uma missão bem bacana: servir para transportar visitantes — especialmente estudantes — durante passeios guiados pela fábrica. A ideia lembra um pouco as limusines feitas com o Fusca e, mais recentemente, com o Virtus, pela Volkswagen aqui no Brasil. É uma forma divertida de apresentar o mundo automotivo para a galera!
No entanto, as visitas à planta estão paralisadas no momento, pois a equipe está focada na preparação do Projeto Niagara, a nova picape que a Renault planeja lançar em 2026 na América do Sul.
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Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, explicou: “Nossa equipe da Fábrica Santa Isabel fez esse Kangoo Limo para que as crianças possam visitar a fábrica. Assim que a produção da nova picape começar e reabrirmos para visitas, ele estará pronto para acompanhá-los”.
O Kangoo Limo é baseado no modelo argentino atual, que na verdade deriva do Dacia Dokker. O chassi foi cortado e alongado, resultando em quase 4 metros de entre-eixos, o que permite comportar até 11 passageiros. Imagine a diversão de um rolê em grupo!
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A parte de dentro é bem simples e prática. Os bancos ficam todos voltados para a frente, e não tem aquele luxo de couro ou iluminação ambiente que esperamos de uma limusine tradicional. A ideia aqui é promover uma experiência mais ao ar livre, já que o teto foi retirado, mas o para-brisa e as janelas permanecem.
Por fora, o visual do Kangoo Limo chama a atenção, mas é bom notar que há detalhes que lembram sua natureza experimental, como algumas molduras que não estão alinhadas. Sob o capô, ele mantém o motor 1.6 SCe com câmbio manual de cinco marchas. Para o Brasil, há uma versão flex, que é sempre uma mão na roda!
Enquanto celebram essa inovação, a planta de Santa Isabel já começa a sonhar com o que vem por aí. O Projeto Niagara está previsto para lançar uma nova picape que usará uma plataforma modular, a RGMP, a mesma do futuro SUV Boreal, que deve chegar às lojas em julho.
As medidas da nova picape estão entre 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, colocando-a em competição direta com modelos como Fiat Toro, Ford Maverick, Ram Rampage e Chevrolet Montana. Elas devem ser produzidas a uma taxa de aproximadamente 65 mil unidades por ano, com cerca de 70% delas destinadas à exportação. O Brasil será o principal mercado, que deve esperar uma boa fatia desse bolo.
Com a saída da produção da picape Alaskan, a Renault agora foca todas as suas energias nessa picape intermediária, que deve chamar a responsabilidade nos próximos anos. Se alguém está animado em ver tudo isso acontecendo, pode apostar que o mercado ficará bastante movimentado!
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