Renault Boreal: comparação com Compass, Taos e Corolla Cross

O mercado de SUVs médios no Brasil está pegando fogo, e a Renault não quer ficar de fora dessa disputa. Vem aí o Renault Boreal, um modelo que promete encantar tanto pelo visual imponente quanto pelo acabamento que lembra os modelos europeus da marca. Mas, como em toda boa competição, a vida do Boreal não vai ser fácil.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Esse segmento é conhecido pela diversidade de opções. Temos várias marcas com propostas semelhantes, mas que se diferenciam em detalhes que, na prática, fazem a diferença. Para você ter uma ideia, vamos comparar algumas informações essenciais do Boreal com o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. É uma ótima oportunidade para você entender o que cada um tem a oferecer.
Motorização e Desempenho
Falando de motorização, o Boreal traz um motor 1.3 turbo flex que gera 163 cv. O Compass não fica muito atrás, com o mesmo tipo de motor, mas com potência de 176 cv. O Taos, com seu motor 1.4 turbo flex, entrega 150 cv. Já o Corolla Cross se destaca pela opção de motor aspirado 2.0 flex, que resulta em 175 cv. Pode parecer uma disputa acirrada, mas o torque também conta, e aqui o Boreal e o Compass se igualam com 27,5 kgfm, superando os 25,5 kgfm do Taos e os 21,3 kgfm do Corolla Cross.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Transmissão e Tração
Quando o assunto é transmissão, o Boreal se destaca com um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. No entanto, tanto o Compass quanto o Taos usam câmbio automático convencional de 6 marchas. O Corolla Cross tem um câmbio CVT que simula 10 marchas, oferecendo uma sensação diferente ao dirigir. E, só para não esquecer, apenas o Compass tem a opção de tração integral, mas isso não se aplica ao motor 1.3 turbo flex.
Dimensões que Impressionam
Em termos de tamanho, o Boreal ganhou a bragança. Com 4.566 mm de comprimento, ele é o mais longo entre os quatro. O Taos segue com 4.461 mm e o Corolla Cross com 4.460 mm; já o Compass é o menor, com 4.404 mm. Falando em largura, Boreal e Taos têm 1.841 mm, ambos mais largos que o Corolla Cross (1.825 mm) e o Compass (1.819 mm). No quesito altura, o Boreal também lidera, com 1.650 mm, um pouco mais alto que os outros.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Espaço Interno e Porta-Malas
O entre-eixos do Boreal é o maior, com 2.702 mm. Isso tende a oferecer um espaço interno bem confortável para todos os passageiros. O Taos vem em segundo (2.680 mm), enquanto o Corolla Cross tem 2.640 mm e o Compass, 2.636 mm. No porta-malas, o Boreal novamente brilha com 522 litros, mais que os 498 L do Taos, 440 L do Corolla Cross e 410 L do Compass.
Conclusão das Medidas
Por último, mas não menos importante, vamos falar dos ângulos de entrada e saída, que te ajudam a enfrentar estradas menos asfaltadas. O Corolla Cross tem o melhor ângulo de saída com 36º, seguido pelo Compass (30,8º), Boreal (27º) e Taos (26,3º). No entanto, o Boreal chama a atenção no ângulo de entrada, com 22º, enquanto o Compass fica com 20,6º, o Corolla Cross com 21º e o Taos com 19º.
Em um cenário tão competitivo, o Renault Boreal promete ser um forte concorrente no mundo dos SUVs médios.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE