Automotivo

RAV4 GR-Sport: um SUV esportivo que promete surpreender

O nome RAV4 nunca fez muito barulho no mundo dos SUVs esportivos, mas isso pode mudar com o lançamento do novo GR RAV4 2026. A Toyota está tentando dar um sabor especial à sua linha com a ajuda da divisão Gazoo Racing, e a proposta de um RAV4 “esportivo” é, no mínimo, intrigante. Para quem já está acostumado a ver esse modelo como um carro de uso urbano e conforto familiar, a ideia soa quase como um contraste.

Não dá para negar que alguns motoristas transformaram os primeiros RAV4 em verdadeiros monstros off-road, mas a essência desse SUV sempre foi voltada para o dia a dia. Então, quando alguém faz um RAV4 “esportivo”, a primeira dúvida que vem à mente é: “Será que isso vai funcionar?” Surpreendentemente, parece que a Toyota pode ter encontrado um caminho interessante.

Suspensão Reformulada, Mesmo Motor

A Toyota deixou claro que o GR RAV4 foi desenvolvido com a ajuda da equipe de engenharia da Gazoo Racing. Isso significa que a suspensão foi revisada, a direção recalibrada e a rigidez do carro aumentada. Mas, para quem esperava um novo motor, a novidade é que ele mantém o mesmo do RAV4 PHEV convencional: um motor 2.5 de quatro cilindros, que combina com um sistema híbrido plug-in. O resultado é uma potência respeitável de até 324 cv e tração integral.

Se você é do tipo que preza pela dirigibilidade em vez da velocidade pura, vai gostar de saber que esse modelo se destaca nesse quesito. Para deixar o visual mais arrojado, temos rodas de liga leve escurecidas de 20”, a altura reduzida em 15 mm e uma carroceria 2,5 cm mais longa, tudo isso para melhorar a estabilidade e a pegada. Um toque a mais para quem gosta de dirigir com mais confiança nas curvas.

Visual Mais Atraente

E não podemos esquecer do design. O GR RAV4 é mais ousado, com uma nova grade frontal e spoilers que se destacam nas extremidades da carroceria. Para quem curte chamar a atenção, a versão especial ainda traz a pintura Supersonic Red, combinada com um teto preto, além dos logotipos GR que dão aquele toque esportivo nos bancos, volante e pedais de alumínio.

Por dentro, o carro se sente acolhedor com bancos revestidos em suede perfurado e detalhes que contrastam bem com o acabamento SofTex, um material sintético bem interessante que a Toyota utiliza. As pedaleiras com acabamento metálico no volante são um charme a parte e reforçam a proposta esportiva do SUV.

Com um toque de ousadia na estética e uma adaptação no conjunto mecânico, fica a impressão de que a Toyota está buscando injetar mais emoção em toda a sua linha de veículos. Isso começou com a filosofia de Akio Toyoda e continua firme com Koji Sato. Depois de sucessos como o GR Yaris e o GR Corolla, quem sabe este SUV não se torna um novo favorito nas estradas?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo