Automotivo

Range Rover elétrico: desempenho e autonomia em foco

O primeiro Range Rover totalmente elétrico foi revelado durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Esse protótipo deu suas primeiras voltas em um circuito controlado, mostrando que a marca continua firme em sua proposta de oferecer um SUV elétrico sem grandes mudanças em relação às versões a combustão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa apresentação rolou em um local famoso por lançamentos e protótipos de carros que jogam um balanço entre tradição e inovação. A rampa de 1,86 km de Goodwood é o fundo perfeito para um modelo que promete união entre o desempenho e a tecnologia moderna.

Antes de surgir em Goodwood, o novo Range Rover já enfrentou testes rigorosos no frio intenso da Suécia, onde mostrou que pode ser silencioso, mas robusto, perfeito para quem gosta de se aventurar fora do asfalto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Design e Plataforma

O Range Rover elétrico utiliza a plataforma MLA-Flex, que já está presente nas versões híbridas e a gasolina. Visualmente, as mudanças são sutis: sem escapamentos visíveis, com novos medidores e telas que monitoram o desempenho energético. A motorização é composta por dois motores síncronos, cada um em um eixo, desenvolvidos com a assinatura da Land Rover.

Esse conjunto entrega cerca de 557 cv de potência e um torque respeitável de 86,7 kgfm. E a bateria, com capacidade de 117 kWh, é composta por 344 células, garantindo uma autonomia entre 450 e 480 km, conforme o ciclo EPA dos EUA. E para quem se preocupa com o tempo de carga, o carro aceita até 350 kW, com tomadas em ambos os lados, facilitando a vida na hora de reabastecer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tração e Suspensão

Um ponto interessante é o sistema de tração nas quatro rodas, que é controlado por uma tecnologia chamada ITM (Intelligent Traction Management). Ele reage mais rápido que os sistemas tradicionais, permitindo uma transferência de torque ultrarrápida. Assim, o carro pode gerenciar a tração em cada roda individualmente, alternando entre tração em duas ou quatro rodas dependendo das condições da estrada.

Além disso, a suspensão foi melhorada para minimizar o que muitos motoristas sentem em elétricos: a inclinação ao acelerar. Com uma suspensão pneumática e geometrias desenvolvidas de versões esportivas, o novo modelo proporciona maior conforto e estabilidade.

Estilo Inconfundível

O design do Range Rover elétrico permanece fiel ao estilo que todos amamos. A ausência dos escapamentos é a única diferença visível em um exterior que mantém as linhas marcantes. O modelo continuará a ser oferecido em opções de entre-eixos curto ou longo, mantendo aquela elegância típica dos SUVs de luxo.

Recentemente, durante a apresentação, a Land Rover anunciou que já há uma lista de espera com mais de 62 mil interessados neste lançamento. A pré-venda deve começar no final de 2025, com preços alinhados às versões V8.

Agora, imagine você, ao volante desse monstro elétrico, deslizando em uma estrada tranquila ou dividindo a pista na terra. O futuro realmente promete um casamento entre potência e sustentabilidade, e você pode ser um dos primeiros a vivenciar isso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo