Ram deve lançar duas picapes médias; saiba mais sobre elas

A RAM está com grandes planos no segmento de picapes médias, e a nova direção da marca, sob Tim Kuniskis, já está dando sinais claros de que quer reacender a paixão dos entusiastas. O retorno do motor Hemi V8, a ressurreição da divisão SRT e o quase certo relançamento da 1500 TRX mostram que a RAM está disposta a tirar o pé do freio.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Uma das novidades mais esperadas é uma picape média voltada para o mercado americano. Mas não para por aí! A marca também está desenvolvendo um modelo específico para mercados emergentes, que terá como base a picape chinesa Changan Hunter, que, vamos ser sinceros, já fez sucesso como Fiat Titano e Peugeot Landtrek.
A nova picape será equipada com um motor 2.2 turbodiesel, conhecido por sua eficiência e robustez, que já é utilizado em outros modelos do grupo Stellantis, como a Titano e a Toro. No Brasil, os preços devem ficar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, competindo diretamente com feras como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Pode parecer que ainda demora para vê-las nas concessionárias, mas a expectativa é alta!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Dois projetos, missões diferentes
A RAM está focada em criar duas picapes médias com propostas diferentes. Nos EUA, o novo modelo promete ser uma novidade absoluta. Mais refinado e robusto, ele ficará abaixo da linha 1500 e vai buscar atrair um público novo, que prefere algo menor, mas que ainda tenha cara de picape.
Para os países emergentes, como o Brasil, a RAM 1200 será uma versão derivada da plataforma das Titano, Landtrek e Hunter. O intuito é preencher o espaço entre a Rampage e a 1500, oferecendo uma alternativa acessível. Apesar de compartilhar muitas peças com outros modelos, a 1200 vai ganhar sua própria identidade com ajustes de design e acabamentos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Base e motorização
A picape americana vai usar uma carroceria sobre chassi, muito semelhante às 1500, 2500 e 3500. A base da nova RAM deve ser a mesma do Jeep Gladiator, garantindo resistência e capacidades off-road de alto nível. A cabine será do tipo Crew Cab, ideal para quem busca conforto e espaço. Esperamos motores V6 a gasolina para garantir torque e carga útil. E quem sabe uma versão híbrida ou até uma opção mais esportiva!
Já a RAM 1200 também terá construção robusta, mas será baseada na Changan Hunter. O motor será o 2.2 turbodiesel Multijet II, com até 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Quanto à transmissão e tração, tudo indica que teremos opções 4×2 e 4×4, todas com câmbio automático — perfeito para quem dirige na cidade e gosta de encarar uma estrada de terra no fim de semana.
Como será o visual?
O visual da nova picape americana ainda é um mistério. Mas vamos torcer para que eles adotem elementos da próxima geração da RAM 1500, com um design menor, faróis em LED mais finos e uma grade robusta. A configuração Crew Cab promete agradar a diversos perfis de consumidores.
Em relação à RAM 1200, os primeiros testes estão rolando, e estima-se que ela se pareça bastante com a Changan Hunter, mas com mudanças sutis que a deixarão mais alinhada com a identidade RAM. Por dentro, a expectativa é de um painel mais moderno comparado ao da Titano, com acabamentos de qualidade superior e telas integradas.
Preços
Nos EUA, essa nova picape da RAM deve ser a opção de entrada da marca, tendo como rivais Ford Ranger, Toyota Tacoma e Chevrolet Colorado. Os preços devem começar em torno de US$ 30 mil, cerca de R$ 168 mil. As versões mais completas podem chegar a US$ 60 mil, ou R$ 336 mil.
Quando falamos da RAM 1200 no Brasil, o posicionamento será entre a Rampage e a 1500, com valores que devem variar de R$ 300 mil a R$ 400 mil. Mesmo sem um motor V6, a força da imagem da RAM e seu design mais parrudo prometem ser trunfos de venda.
Quando chegam?
A nova picape americana será produzida em Belvidere, Illinois, e seu lançamento está previsto para 2027, enquanto as vendas devem começar em 2028. O nome ainda está em discussão, mas rumores sugerem que o icônico nome Dakota pode voltar.
Por sua vez, a RAM 1200 deverá chegar um pouco antes, pois já está em testes pela América do Sul. A apresentação oficial deve ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026, e a produção será feita na Argentina, oferecendo versões intermediárias e topo de linha, pensando em um uso misto entre cidade e estrada.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE