Automotivo

Porsche informa a empregados que modelo de negócios não é mais viável

Dizer que a Porsche está passando por um momento complicado é um eufemismo. No ano passado, as vendas globais da marca caíram 3%, e a situação só piorou: até junho deste ano, as entregas diminuíram mais 6% em comparação com o mesmo período de 2024. Para piorar, a empresa anunciou um corte de 1.900 empregos até 2029, o que mostra que os tempos não estão fáceis.

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O CEO Oliver Blume revelou a seus funcionários que a Porsche precisa de mudanças. As vendas na China não andam nada bem e, para completar, as tarifas dos EUA estão pesando no bolso. Ele até admitiu em um e-mail que “o modelo de negócios que funcionou tão bem nas últimas décadas já não serve mais do jeito que deveria”.

E o que muda para nós, amantes automotivos? Bom, ao final do ano, a Porsche vai aposentar dois dos seus esportivos movidos a gasolina e, em contrapartida, vai lançar um SUV elétrico. Os últimos Boxster e Cayman da geração atual sairão da linha de montagem em outubro, mas os novos elétricos só chegam em 2026. O Cayenne elétrico está a caminho e deve ser apresentado em breve, mas será que ele vai conseguir reverter a situação?

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A marca pode estar animada com o início do Macan elétrico, mas as notícias não são tão boas para o Taycan: as vendas caíram 49% em 2024 e, novamente, mais 6% no primeiro semestre de 2025. Já a América do Norte, que é o maior mercado da Porsche, teve um leve crescimento nas vendas de 1% no ano passado, e 10% no primeiro semestre deste ano. Mas, com o aumento dos preços, será que essa tendência vai continuar? Alguns modelos, como o Macan e o Cayenne, já tiveram reajustes de até 3,6%.

Enquanto a Porsche ainda consegue se manter no mercado americano, as vendas na China caíram 28% em 2024 e mais 28% no primeiro semestre de 2025. As marcas locais estão investindo pesado em carros elétricos mais em conta e cheios de tecnologia, então a competição está acirrada.

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A Porsche está lidando com seu legado e, enquanto considera novos modelos e versões, o futuro do Macan da primeira geração está incerto. Um novo crossover a gasolina está em fase de planejamento, mas só deve chegar por volta de 2030. Além disso, a fabricante está repensando suas metas para os elétricos, abandonando a ideia de que 80% das vendas seriam de carros elétricos até 2030, já que isso se mostrou “não realista”.

Estamos todos de olho nos próximos passos da Porsche. Eles têm desafios pela frente, mas quem sabe, com um pouco de sorte, novos lançamentos possam nos surpreender. Afinal, é a paixão por dirigir que nos reúne, e as novidades sempre trazem uma dose extra de emoção.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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