Peugeot atualiza 308 na Europa em meio a desafios

O Peugeot 308 teve uma história bem curta aqui no Brasil. Vendido na primeira geração, até ganhou um facelift para o nosso mercado, mas não conseguiu conquistar os corações dos brasileiros. A segunda geração chegou a ser cogitada, mas com as vendas de hatches médios caindo a cada ano, a marca decidiu deixar de lado essa ideia. No final, restaram algumas unidades, que acabaram indo para o fim da linha.
Quando olhamos para a Europa, a situação é bem diferente. O 308 atual, que é a terceira geração desse modelo, foi lançado em 2021 e trouxe uma série de novidades visuais e tecnológicas. O objetivo? Encara de peito aberto rivais como o VW Golf e o Opel Astra. Agora, quatro anos depois, ele passa por uma atualização que foca em estilo, conectividade e eficiência energética. Esse avanço vai ao encontro da tendência crescente da eletrificação.
As mudanças na frente do carro são notáveis. O novo 308 traz faróis divididos, com as luzes diurnas e indicadores de direção na parte de cima, enquanto os faróis principais ficam escondidinhos no para-choque. A grade frontal ganhou um charme a mais, com um design tridimensional na cor da carroceria, lembrando um pouco o SUV 3008. E o logotipo iluminado da Peugeot no centro da grade é um detalhe que promete ser destaque também em outros modelos da marca.
Nas laterais, o modelo agora pode vir com rodas de 17 e 18 polegadas. Já na traseira, as lanternas mantêm seu formato, mas agora são todas em full-LED. Um detalhe que faz a diferença à noite, trazendo mais estilo e segurança.
E falando em versatilidade, a perua 308 SW continua com seu porta-malas generoso, que chega a 1.487 litros quando os bancos estão rebatidos. A tampa do porta-malas ainda pode ter abertura elétrica, algo que deixa a vida muito mais prática, especialmente em dias de compras. A busca por espaço ainda atrai diversos consumidores, mesmo com os SUVs comandando a preferência no mercado.
Por dentro, o Peugeot mantém o conceito i-Cockpit, que é um charme e traz aquele volante compacto posicionado estratégicamente. A central multimídia agora suporta atualizações over-the-air, o que significa que você pode sempre ter o software mais atualizado sem precisar ir até uma concessionária. E os fãs de tecnologia vão adorar saber que o espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay está garantido!
Algumas versões contam com vários USB-C, um sistema de som premium com 10 alto-falantes, e iluminação ambiente que pode ser personalizada em até oito cores. Quem não gostaria de dirigir em um ambiente assim?
E para os mais exigentes, os bancos dianteiros oferecem até aquecimento e função de massagem. Depois de um dia longo no trânsito, vai ser um alívio ter esse conforto disponível.
O novo sistema de ar-condicionado vem com um filtro avançado para manter o interior do carro livre de poluentes. Ah, e ainda dá para conectar o carro ao aplicativo MyPeugeot, permitindo controlar o ar-condicionado remotamente e até planejar sua rota com uma visualização melhor da autonomia.
Agora, vamos às motorizações. O E-308 é a versão elétrica da linha e promete um alcance de até 450 km. Ele conta com um motor dianteiro de 156 cv e a bateria de 58,4 kWh, que pode ser recarregada de 20 a 80% em apenas 32 minutos em estações de 100 kW — uma mão na roda para quem precisa de agilidade.
Se você curte a ideia de um híbrido, o modelo combina um motor 1.6 turbo a gasolina com um motor elétrico, somando 195 cv. Ele possui uma bateria de 17,2 kWh, que garante uma autonomia elétrica de até 85 km. Para dirigir na cidade, isso é excelente.
Tem também o híbrido leve, que utiliza o motor 1.2 turbo e entrega 145 cv, ideal para quem faz trajetos curtos. A tecnologia de 48V permite pequenas deslocações em modo elétrico sem a necessidade de recarga.
Por último, o motor 1.5 turbodiesel BlueHDi de 130 cv segue disponível e é uma boa escolha para quem viaja longas distâncias. Ele é oferecido com um câmbio automático de oito marchas, garantindo conforto nas estrada.
Para aqueles que ainda precisam ver de perto, o novo Peugeot 308 será lançado comercialmente na Europa no outono de 2025. O preço ainda é um mistério, mas aqui no Brasil a Peugeot parece focar na nova geração do SUV 3008, que deve chegar com motorização eletrificada, oferecendo mais uma opção diferenciada de SUV para os apaixonados por carros.