Automotivo

Peugeot atualiza 308 na Europa em meio a desafios

O Peugeot 308 teve uma história bem curta aqui no Brasil. Vendido na primeira geração, até ganhou um facelift para o nosso mercado, mas não conseguiu conquistar os corações dos brasileiros. A segunda geração chegou a ser cogitada, mas com as vendas de hatches médios caindo a cada ano, a marca decidiu deixar de lado essa ideia. No final, restaram algumas unidades, que acabaram indo para o fim da linha.

Quando olhamos para a Europa, a situação é bem diferente. O 308 atual, que é a terceira geração desse modelo, foi lançado em 2021 e trouxe uma série de novidades visuais e tecnológicas. O objetivo? Encara de peito aberto rivais como o VW Golf e o Opel Astra. Agora, quatro anos depois, ele passa por uma atualização que foca em estilo, conectividade e eficiência energética. Esse avanço vai ao encontro da tendência crescente da eletrificação.

As mudanças na frente do carro são notáveis. O novo 308 traz faróis divididos, com as luzes diurnas e indicadores de direção na parte de cima, enquanto os faróis principais ficam escondidinhos no para-choque. A grade frontal ganhou um charme a mais, com um design tridimensional na cor da carroceria, lembrando um pouco o SUV 3008. E o logotipo iluminado da Peugeot no centro da grade é um detalhe que promete ser destaque também em outros modelos da marca.

Nas laterais, o modelo agora pode vir com rodas de 17 e 18 polegadas. Já na traseira, as lanternas mantêm seu formato, mas agora são todas em full-LED. Um detalhe que faz a diferença à noite, trazendo mais estilo e segurança.

E falando em versatilidade, a perua 308 SW continua com seu porta-malas generoso, que chega a 1.487 litros quando os bancos estão rebatidos. A tampa do porta-malas ainda pode ter abertura elétrica, algo que deixa a vida muito mais prática, especialmente em dias de compras. A busca por espaço ainda atrai diversos consumidores, mesmo com os SUVs comandando a preferência no mercado.

Por dentro, o Peugeot mantém o conceito i-Cockpit, que é um charme e traz aquele volante compacto posicionado estratégicamente. A central multimídia agora suporta atualizações over-the-air, o que significa que você pode sempre ter o software mais atualizado sem precisar ir até uma concessionária. E os fãs de tecnologia vão adorar saber que o espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay está garantido!

Algumas versões contam com vários USB-C, um sistema de som premium com 10 alto-falantes, e iluminação ambiente que pode ser personalizada em até oito cores. Quem não gostaria de dirigir em um ambiente assim?

E para os mais exigentes, os bancos dianteiros oferecem até aquecimento e função de massagem. Depois de um dia longo no trânsito, vai ser um alívio ter esse conforto disponível.

O novo sistema de ar-condicionado vem com um filtro avançado para manter o interior do carro livre de poluentes. Ah, e ainda dá para conectar o carro ao aplicativo MyPeugeot, permitindo controlar o ar-condicionado remotamente e até planejar sua rota com uma visualização melhor da autonomia.

Agora, vamos às motorizações. O E-308 é a versão elétrica da linha e promete um alcance de até 450 km. Ele conta com um motor dianteiro de 156 cv e a bateria de 58,4 kWh, que pode ser recarregada de 20 a 80% em apenas 32 minutos em estações de 100 kW — uma mão na roda para quem precisa de agilidade.

Se você curte a ideia de um híbrido, o modelo combina um motor 1.6 turbo a gasolina com um motor elétrico, somando 195 cv. Ele possui uma bateria de 17,2 kWh, que garante uma autonomia elétrica de até 85 km. Para dirigir na cidade, isso é excelente.

Tem também o híbrido leve, que utiliza o motor 1.2 turbo e entrega 145 cv, ideal para quem faz trajetos curtos. A tecnologia de 48V permite pequenas deslocações em modo elétrico sem a necessidade de recarga.

Por último, o motor 1.5 turbodiesel BlueHDi de 130 cv segue disponível e é uma boa escolha para quem viaja longas distâncias. Ele é oferecido com um câmbio automático de oito marchas, garantindo conforto nas estrada.

Para aqueles que ainda precisam ver de perto, o novo Peugeot 308 será lançado comercialmente na Europa no outono de 2025. O preço ainda é um mistério, mas aqui no Brasil a Peugeot parece focar na nova geração do SUV 3008, que deve chegar com motorização eletrificada, oferecendo mais uma opção diferenciada de SUV para os apaixonados por carros.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo