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Peugeot 2008 falha em teste de segurança do Latin NCAP

O Peugeot 2008 fabricado na Argentina e vendido aqui no Brasil não passou no teste do Latin NCAP, realizado em junho de 2025. O resultado foi abaixo do esperado: o SUV compacto, que contou com quatro airbags, obteve apenas 42% de proteção para os ocupantes adultos, 59% para crianças, 54% para pedestres e 56% na assistência à segurança. No fim das contas, ele se saiu com uma estrela de cinco possíveis.

Alejandro Furas, o Secretário Geral do Latin NCAP, não economizou nas críticas. Ele falou sobre a decepção com a Stellantis, empresa responsável pela Peugeot, e destacou que existem concorrentes no mercado que oferecem muito mais segurança desde o início. Afinal, há modelos que já conquistaram cinco estrelas. Furas ainda enfatizou que é preocupante ver marcas com grande presença no mercado, como as que integram o grupo Stellantis, oferecendo veículos com segurança tão baixa, como se a vida das pessoas na América Latina não fosse tão importante quanto a das europeias.

A concorrência manda bem

No meio da concorrência, o Latin NCAP elencou alguns modelos que estão se destacando em segurança, como o Nissan Kicks e o Hyundai Creta. Vale lembrar que rivais diretos, como o Volkswagen T-Cross, já chegam a garantir a nota máxima na segurança.

No teste de impacto frontal, o 2008 mostrou proteção boa para a cabeça e o pescoço dos ocupantes, mas a proteção para o peito do motorista foi classificada como fraca. O joelho esquerdo do passageiro recebeu uma pontuação marginal, e a estrutura do carro foi considerada instável. Já no impacto lateral, a coisa melhorou um pouco, com proteção boa para cabeça, tórax, abdômen e pelve. Porém, o teste de impacto lateral contra poste não foi feito, já que o 2008 não vem com airbags laterais de cabeça como item de série. O sistema Whiplash, que protege o pescoço em colisões por trás, teve uma avaliação positiva.

Proteção para crianças e pedestres

Falando sobre os pequenos, a proteção para ocupantes infantis somou 29 pontos, ou 59% do total. Os dispositivos de retenção infantil têm um desempenho aceitável em impactos laterais, mas a instalação no banco da frente pode ser complicada. O veículo oferece o sistema ISOFIX de série, mas não é compatível com i-Size e também carece do interruptor para desativar o airbag do passageiro da frente.

Quando se trata da proteção dos pedestres, o modelo atende ao regulamento UN127, mas a nota geral foi de 54%. A proteção para a cabeça variou de adequada a marginal, especialmente nas áreas perto dos pilares A. A parte de baixo das pernas teve um desempenho bom. O sistema de frenagem autônoma para pedestres é opcional, mas não atendeu aos critérios do Latin NCAP.

Equipamentos e limitações

O 2008 vem com ESC como item padrão, além de um limitador de velocidade. Mas não se engane, porque muitos recursos de segurança são oferecidos apenas como opcionais. Isso inclui sistemas como o AEB urbano e interurbano, assistente de manutenção de faixa e detecção de ponto cego, que não pontuaram pois não estavam disponíveis ou não atendiam os critérios no teste.

Esses detalhes mostram que, na hora de escolher um carro, é importante considerar não só o design e o desempenho no dia a dia, mas também a segurança que ele oferece. E, para quem roda bastante por estradas e cidades, essa pode ser uma questão muito relevante!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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