Automotivo

Onix ganha novo SUV que pode se inspirar nos elétricos da Chevrolet

Ontem, dia 21 de julho, a Chevrolet comemorou os 25 anos da sua fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul. A produção do Onix e do Onix Plus já é um sucesso, e agora a marca trouxe uma novidade que estava nos rumores: imagens do novo SUV da família Onix. Esse SUV vai entrar na briga no mercado crescente de SUVs compactos, competindo com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian, VW Tera e Citroën Basalt.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As imagens que foram divulgadas em vídeo não mostram todos os detalhes, mas com um toque de edição, algumas características têm se destacado. A traseira, por exemplo, traz um design diferenciado, que já faz o novo Onix SUV parecer um pouco mais “importado” quando comparado aos irmãos Onix e Onix Plus. Essa tendência de design busca dar um ar mais robusto e turístico ao modelo.

Olha, quem já andou por caminhos iluminados à noite vai notar que as lanternas desse novo SUV são praticamente interligadas, apenas separadas pela clássica gravatinha da Chevrolet. As luzes em LED estão distribuídas de forma que lembram um pouco os SUVs elétricos mais premium da marca, como o Equinox EV. Não dá pra negar que tudo isso traz uma sensação de modernidade e sofisticação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao olhar para a frente, a mescla de design é visível. A parte frontal terá um jogo de luzes bem interessante, dividido em três andares: luzes diurnas, faróis principais e luzes de neblina. Esse estilo já é visto em modelos como o Tracker e a picape Montana. O que chama a atenção, na verdade, são as luzes diurnas que remetem ao Equinox EV. Se a Chevrolet continuar nessa linha, o SUV vai parecer uma versão mais acessível dos importados da marca.

Sobre o interior, ainda é um mistério. O Onix e o Onix Plus já ganharam um painel digital e uma central multimídia mais robusta nas versões mais caras do modelo 2026. Alguns dizem que o novo SUV pode ter uma plataforma semelhante, mas as versões de entrada podem continuar com mostradores analógicos. É sempre bom lembrar que pequenos detalhes no painel podem fazer diferença na hora de encarar uma viagem longa, não é mesmo?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mecânica sem surpresas

Sabendo que esse SUV será construído na mesma linha de montagem do Onix e do Onix Plus, podemos imaginar que a motorização também terá algo familiar. O motor 1.0 turbo de três cilindros já é uma opção bem possível. E, para quem gosta de conforto, a transmissão automática de 6 marchas é quase um padrão.

Ainda vamos esperar um pouco mais para descobrir se o motor será semelhante ao do Tracker, que tem injeção direta e oferece um pouco mais de potência, ou se vai manter a simplicidade do Onix.

Um ponto importante é que a Chevrolet ajustou a potência do Tracker para garantir que caia em uma faixa de IPI mais baixa. Isso é um detalhe que pode afetar o preço final do carro, algo que todo motorista brasileiro se preocupa. Para o SUV do Onix, ainda não temos números exatos, mas é uma análise que a marca deve estar fazendo para não perder espaço no mercado.

O que todos nós queremos saber é que tipo de motorização a Chevrolet vai escolher. Se o modelo de entrada tiver um motor 1.0 aspirado com 82 cv e um câmbio manual, isso pode torná-lo uma opção bem acessível. E se a Chevrolet decidir colocar um motor mais poderoso na versão esportiva, quem sabe a gente não tenha um SUV com um desempenho mais animado no volante? A concorrência é acirrada, mas o novo SUV tem tudo para se destacar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo