Automotivo

O que muda entre diferentes gerações?

Mais uma vez, a Nissan traz uma jogada estratégica ao lançar duas gerações do mesmo modelo simultaneamente. De um lado, temos o Kicks 2026, que chega todo modernizado, prometendo brigar de igual para igual com gigantes como Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V. Por outro lado, o Kicks Play continua no mercado como uma opção de entrada, competindo com o Fiat Pulse e o VW Tera. Essa estratégia já havia sido utilizada com o Versa, que manteve a versão antiga como V-Drive.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa é uma ótima oportunidade para compararmos as evoluções do SUV compacto. O novo Kicks está maior, mais sofisticado e agora conta com motores turbo, oferecendo um 1.0 turbo capaz de entregar até 125 cv, ligado a um câmbio de dupla embreagem. E aí, preparados para ver como as duas gerações se diferenciam em tamanho, motorização e design?

Dimensões

Quando falamos de dimensões, a única semelhança entre as duas gerações é o nome. O novo Kicks agora mede 4.365 mm de comprimento, um salto de 5,6 mm em relação ao modelo anterior. Essa diferença está em boa parte no entre-eixos, que subiu de 2.620 mm para 2.655 mm. Além disso, a largura também aumentou, passando de 1.750 mm para 1.800 mm, e a altura agora é de 1.620 mm, 30 mm a mais.

Essa nova carroceria maior facilitou a instalação de um tanque de combustível com capacidade ampliada, que agora é de 48 litros, bem mais generoso do que o da geração anterior, que era criticado pelo tamanho reduzido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Kicks PlayNovo Kicks
Comprimento4.310 mm4.365 mm
Largura1.760 mm1.800 mm
Altura1.610 mm1.620 mm
Distância entre-eixos2.620 mm2.655 mm
Porta-malas432 litros470 litros
Tanque de combustível41 litros48 litros

Mecânica

Agora, vamos falar de mecânica. O novo Kicks traz um motor 1.0 turbo flex, com três cilindros e 12 válvulas, que promete 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque chega a 22,4 kgfm com etanol e 20,4 kgfm com gasolina. Esse motor é resultado da colaboração entre a Nissan e a Renault, e é o mesmo que encontramos em outros SUVs menores, como o Kardian.

Uma mudança significativa é a adoção do câmbio automatizado de dupla embreagem, substituindo o antigo sistema CVT. Essa troca promete melhorar a performance do SUV, que sempre teve um motor 1.6 aspirado. O Kicks Play, por sua vez, continua com o motor 1.6 aspirado, que apresenta uma potência de 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina.

Com tudo isso, a nova geração do Kicks ficou um pouco mais lenta, cerca de 0,6 segundos a mais na aceleração de 0 a 100 km/h, mas isso é natural devido ao aumento de peso. Agora, a versão mais nova pesa entre 1.322 a 1.366 kg, enquanto o Kicks Play pesa 1.122 kg.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

EspecificaçãoNovo Kicks 2026Kicks Play
Tipo3 cilindros, 12V, turbo, flex4 cilindros, 16V, aspirado, flex
Potência (etanol)125 cv113 cv
Potência (gasolina)120 cv110 cv
Torque (etanol)22,4 kgfm15,2 kgfm
Torque (gasolina)20,4 kgfm14,9 kgfm
TransmissãoAutomatizada DCT (dupla embreagem)Automática CVT com 6 marchas simuladas
0 a 100 km/h12,4 s11,8 s

Tecnologia

O Kicks 2026 se beneficia de uma nova plataforma, a CMF-B High Spec, que trouxe uma série de recursos novos. Um deles é o sistema ProPILOT, que oferece assistência semi-autônoma, monitorando o ambiente ao redor do carro. Imagina só: o sistema controla a velocidade e mantém distância do veículo da frente, além de ajudar a manter o carro centralizado na faixa.

Dentro do carro, as duas telas de 12,3” e 7” ou 12,3” no painel de instrumentos se integram de forma elegante. Com iluminação ambiente e acabamentos que parecem mais premium, o Kicks promete um ar mais sofisticado. E pela primeira vez, o modelo oferece teto solar panorâmico com abertura elétrica, uma adição que muitos motoristas vão adorar.

Por fora, as versões mais básicas vêm com rodas de 17” e as mais completas com aro 19, todas com pneus de alta performance. E os faróis? Agora são Full LED, trazendo mais iluminação e modernidade.

A antiga geração estava meio datada, e precisou mesmo dessa repaginada para continuar competitiva. O Kicks Play, por outro lado, oferece um custo-benefício interessante, mantendo-se no mesmo patamar de outras opções de entrada, mas oferecendo mais espaço e robustez.

Ah, e para quem está curioso, já tem um novo SUV a caminho. O Nissan Kait está em fase de testes e promete trazer mais novidades para o nosso mercado. Ele deve ser um modelo um pouco maior que o Kicks Play e promete pegar fogo na concorrência!

Com as novas alternativas, vamos ficar de olho em como essa briga entre SUVs compactos vai evoluir. Preparem-se para boas surpresas!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo