O que a linha GAC traz para o segmento PCD?

O mercado automotivo brasileiro está em plena transformação, e as marcas chinesas estão chegando com tudo! A GAC, que vem lá de Guangzhou, já entrou na dança e promete atrair a atenção de quem busca eletrificação. Começando com preços a partir de R$ 169.990, a novidade também mira no público PCD (Pessoas com Deficiência).
Na apresentação recente para concessionários e jornalistas, a GAC deixou claro que três dos cinco modelos já estão em processo de homologação para atender essa demanda. Vale lembrar que, até agora, só carros fabricados no Mercosul são comercializados normalmente, mas existe flexibilidade, como já vimos com a BYD e GWM, que conseguiram fazer acordos com a Receita Federal.
Se você está curioso sobre o que a GAC traz para o Brasil, vamos dar uma olhada em cada modelo, do mais acessível ao mais caro.
GAC Aion ES
Esse é o sedã 100% elétrico da GAC, com um design simplificado. Ele promete ser bem prático, focando em vendas diretas. Com quatro airbags e uma central multimídia de 8 polegadas, ele traz um bom nível de conforto, mesmo sem as assistências ao condutor que estão tão em alta hoje em dia.
O motor tem 136 cavalos e uma autonomia de até 314 km segundo o INMETRO. Para quem está se perguntando, isso significa que ele dá conta do recado na cidade e até em algumas viagens curtas. O porta-malas é generoso, chegando a 453 litros – espaço bom para as compras do final de semana.
Além disso, a recarga rápida é uma mão na roda, indo de 30% a 80% em apenas 37 minutos em um carregador compatível. A faixa de preço fica em R$ 169.990, podendo cair para uns R$ 140 mil para o público PCD.
GAC Aion Y
Agora, se você prefere um SUV, o Aion Y pode ser a escolha perfeita. Com um design mais robusto, ele vem cheio de recursos interessantes, como piloto automático adaptativo e frenagem de emergência. Assim como o Aion ES, ele é totalmente elétrico, mas aqui a autonomia é de 318 km, podendo chegar a um realista 340 km na prática.
O porta-malas de 361 litros pode ser ampliado para 1.650 litros com os bancos rebatidos, ideal para quem precisa de espaço extra. Com 204 cavalos, ele faz 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 150 km/h.
Os preços nesse caso são R$ 174.990 na versão Premium e R$ 184.990 na Elite, e a expectativa para o público PCD é em torno de R$ 150 mil.
GAC GS4
O GS4 é o grande destaque da GAC, um SUV híbrido que promete agradar várias faixas de público. Ele combina um motor 2.0 a gasolina com um elétrico, somando 235 cavalos de potência e uma autonomia que pode chegar até 705 km. Para quem se preocupa com consumo, ele marca 14,8 km/l na cidade, uma ótima notícia para quem enfrenta o tráfego nas grandes cidades.
Com um porta-malas de 638 litros, o GS4 é um dos mais espaçosos nessa faixa de preço. A versão Premium custa R$ 189.990 e já vem com uma série boa de itens de conforto, como faróis em LED e ar-condicionado digital. A topo de linha, Elite, chega a R$ 199.990 e vem com um monte de recursos como câmera 360°, rodas especiais e sistema de assistência para o motorista.
A previsão de preço para PCD é em torno de R$ 160 mil, o que faz dele uma proposta competitiva entre os híbridos disponíveis no Brasil. Pode até fazer frente a concorrentes como o Toyota Corolla Cross.
E assim, a GAC chega para agitar o mercado brasileiro, trazendo opções que vão agradar tanto quem busca tecnologia quanto quem quer conforto e praticidade. A novidade é boa para quem gosta de acompanhar as mudanças no mundo automotivo!