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o duster revelado: como ele se destacou antes do lançamento

O Renault Duster é um verdadeiro ícone para a marca, e não é à toa. O carro, que nasceu a partir de um projeto da Dacia, na Romênia, conquistou não só o Brasil, mas também as estradas da Europa, onde se destacou entre os SUVs mais vendidos. Mas a sua história começou de uma maneira bem diferente.

Lá em 2009, no Salão do Automóvel de Genebra, foi apresentado um conceito que prometia mudar a forma como encaramos os SUVs. Com um design ousado, ele já indicava tendências que só seriam populares anos depois, como aquele visual de SUV cupê que a gente vê por aí.

O conceito diferentão

O Duster Concept, criado nos centros de design da Renault em Bucareste e Guyancourt, tinha um tamanho ligeiramente menor que o modelo que conhecemos hoje. Ele media 4.250 mm de comprimento, contra os 4.315 mm do Duster comercial. Por outro lado, a distância entre os eixos era mais generosa, com 2.804 mm, o que indicava uma preocupação em oferecer mais espaço interno para os passageiros, especialmente entre as filas de bancos.

O conceito era mais estreito e baixo, com 1.640 mm de largura e 1.495 mm de altura, enquanto o Duster que conhecemos tem um visual mais robusto, com 1.822 mm de largura e 1.690 mm de altura. Isso deixava o protótipo mais elegante e aerodinâmico, longe daquela silhueta alta que a gente vê no Duster de produção.

Ah, e se você já pegou uma estrada sinuosa, sabe como um SUV esportivo como o Duster Concept poderia ter trazido uma diversão extra ao volante!

Um peso diferente

O conceito era mais pesado, pesando 1.300 kg, enquanto o Duster final fica entre 1.258 kg e 1.294 kg, dependendo da versão. Mesmo com essas diferenças nas propostas, o porta-malas do Duster é bem mais generoso, oferecendo 475 litros na versão 4×2. O conceito, embora não focasse tanto nesse detalhe, trazia soluções criativas, como um banco deslizante e até uma cama retrátil embutida. Imagine a praticidade disso em uma viagem de fim de semana!

Na segunda geração do Duster, que ainda está em estrada, o SUV começou a se soltar mais com um design mais agressivo, incluindo para-lamas alargados e aquelas molduras de plástico que se tornaram parte da sua identidade visual.

Com a terceira geração, revelada em 2023, o Duster foi além. Os detalhes das lanternas traseiras, por exemplo, lembram o conceito original de 2009. A nova versão promete mais tecnologia e um toque refinado, mas sem perder aquele foco em custo-benefício que todo motorista brasileiro adora.

No Brasil, a Renault aposta no Boreal

Numa estratégia nova para o Brasil, a Renault anunciou recentemente o nome do seu próximo SUV médio: Boreal. Esse modelo vai ficar acima do Duster e vai encarar feras como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. O Boreal já foi flagrado rodando por aqui e, assim como o Kardian, vai seguir uma linha visual inspirada no Dacia Bigster.

Este novo SUV terá um design mais dinâmico, com uma leve inclinação na linha do teto e traços geométricos marcantes na tampa traseira, similar aos últimos lançamentos da marca. Se você já ficou preso em engarrafamento, sabe que um estilo assim pode fazer toda a diferença na hora de se destacar na multidão!

Mal podemos esperar para ver esses novos modelos na rua, não é?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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