o duster revelado: como ele se destacou antes do lançamento

O Renault Duster é um verdadeiro ícone para a marca, e não é à toa. O carro, que nasceu a partir de um projeto da Dacia, na Romênia, conquistou não só o Brasil, mas também as estradas da Europa, onde se destacou entre os SUVs mais vendidos. Mas a sua história começou de uma maneira bem diferente.
Lá em 2009, no Salão do Automóvel de Genebra, foi apresentado um conceito que prometia mudar a forma como encaramos os SUVs. Com um design ousado, ele já indicava tendências que só seriam populares anos depois, como aquele visual de SUV cupê que a gente vê por aí.
O conceito diferentão
O Duster Concept, criado nos centros de design da Renault em Bucareste e Guyancourt, tinha um tamanho ligeiramente menor que o modelo que conhecemos hoje. Ele media 4.250 mm de comprimento, contra os 4.315 mm do Duster comercial. Por outro lado, a distância entre os eixos era mais generosa, com 2.804 mm, o que indicava uma preocupação em oferecer mais espaço interno para os passageiros, especialmente entre as filas de bancos.
O conceito era mais estreito e baixo, com 1.640 mm de largura e 1.495 mm de altura, enquanto o Duster que conhecemos tem um visual mais robusto, com 1.822 mm de largura e 1.690 mm de altura. Isso deixava o protótipo mais elegante e aerodinâmico, longe daquela silhueta alta que a gente vê no Duster de produção.
Ah, e se você já pegou uma estrada sinuosa, sabe como um SUV esportivo como o Duster Concept poderia ter trazido uma diversão extra ao volante!
Um peso diferente
O conceito era mais pesado, pesando 1.300 kg, enquanto o Duster final fica entre 1.258 kg e 1.294 kg, dependendo da versão. Mesmo com essas diferenças nas propostas, o porta-malas do Duster é bem mais generoso, oferecendo 475 litros na versão 4×2. O conceito, embora não focasse tanto nesse detalhe, trazia soluções criativas, como um banco deslizante e até uma cama retrátil embutida. Imagine a praticidade disso em uma viagem de fim de semana!
Na segunda geração do Duster, que ainda está em estrada, o SUV começou a se soltar mais com um design mais agressivo, incluindo para-lamas alargados e aquelas molduras de plástico que se tornaram parte da sua identidade visual.
Com a terceira geração, revelada em 2023, o Duster foi além. Os detalhes das lanternas traseiras, por exemplo, lembram o conceito original de 2009. A nova versão promete mais tecnologia e um toque refinado, mas sem perder aquele foco em custo-benefício que todo motorista brasileiro adora.
No Brasil, a Renault aposta no Boreal
Numa estratégia nova para o Brasil, a Renault anunciou recentemente o nome do seu próximo SUV médio: Boreal. Esse modelo vai ficar acima do Duster e vai encarar feras como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. O Boreal já foi flagrado rodando por aqui e, assim como o Kardian, vai seguir uma linha visual inspirada no Dacia Bigster.
Este novo SUV terá um design mais dinâmico, com uma leve inclinação na linha do teto e traços geométricos marcantes na tampa traseira, similar aos últimos lançamentos da marca. Se você já ficou preso em engarrafamento, sabe que um estilo assim pode fazer toda a diferença na hora de se destacar na multidão!
Mal podemos esperar para ver esses novos modelos na rua, não é?