Novo Porsche Cayenne elétrico traz sons simulados de V8

A Porsche é conhecida por não viver do passado quando se trata de criar os carros do futuro. O famoso 911 até mantém a mesma essência de 62 anos atrás, mas a marca sempre se volta para a inovação e tecnologia. E por isso, causa surpresa saber que o futuro Cayenne elétrico vai usar sons artificiais de um motor V8.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Essa informação quente veio da revista britânica Autocar, que testou um protótipo do modelo no Festival de Velocidade de Goodwood. Eles disseram que o SUV soltou um som vindo de alto-falantes, simulando o característico ronco de um motor V8 da marca. Isso é bem diferente do que vimos nos elétricos mais recentes da Porsche, como o Taycan e o novo Macan, que possuem trilhas sonoras próprias, mais futuristas e não remetem a motores a combustão.
Curiosamente, o novo Cayenne EV ainda não traz a simulação de trocas de marcha, uma prática que já é comum em modelos elétricos de marcas como Hyundai e Kia. Assim, o rugido artificial do V8 não vem acompanhado da sensação de marchas “falsas” que alguns esportivos elétricos oferecem para aumentar a experiência ao volante.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O mais emocionante é que essa escolha parece contradizer declarações feitas recentemente pela própria Porsche. No ano passado, o piloto de testes Lars Kern afirmou que não havia necessidade de simular o som ou as mudanças de marcha em elétricos. “Um motor elétrico é melhor que um motor a combustão, então não há propósito em simular o passado”, disse ele. Agora, com o protótipo do Cayenne, parece que os ventos da mudança sopraram e a marca resolveu repensar suas ideias.
Essa mudança pode refletir um dilema enfrentado por diversas montadoras de luxo e esportivos: como preservar a essência emocional das marcas na era elétrica? Para a Porsche, que tem seu DNA ligado à experiência sensorial da condução — como o som, a vibração e a resposta ao acelerador —, buscar uma forma de conectar passado e futuro é completamente compreensível. O desafio é encontrar um bom equilíbrio entre a nostalgia e a inovação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ainda não está claro se o som sintético do Cayenne EV será uma opção personalizável ou se será algo fixo. Também não sabemos como esse sistema vai se integrar à experiência de condução ou se as outras versões do modelo terão abordagens diferentes. O lançamento do SUV está previsto para 2026, então muitos detalhes ainda podem aparecer até lá.
Agora, pensar em um futuro 718 elétrico com um som de Carrera GT e trocas de marcha simuladas é de deixar qualquer fã de carros animado. Afinal, por que não fazer essa ponte entre a era atual e a nostalgia dos motores a combustão? É um sinal de que a Porsche puede estar reconsiderando algumas de suas posições e que o futuro promete ser tão emocionante quanto o passado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE