Automotivo

Novo BMW Série 3 elétrico chega em 2026 com 800 km de autonomia

Após a apresentação do primeiro carro da linha Neue Klasse, a BMW já está de olho no próximo passo e revelou um pouco do futuro elétrico do Série 3. O novo i3 vai beber da experiência do SUV iX3 e incorporar elementos que remetem aos modelos clássicos da marca, daqueles bons anos 70 e 80. É uma mistura de nostalgia com tecnologia de ponta que promete surpreender.

Se o nome i3 te soa familiar, é porque já foi usado no passado para um hatch peculiar, com porta traseira suicida e energia elétrica — uma verdadeira inovação na época. Aquele modelo ajudou a popularizar os elétricos, embora depois tenha dado lugar aos designs mais tradicionais. Agora, a BMW resgata esse nome tão icônico numa das suas apostas mais importantes, bem à vista do público.

Desde que foi criado, o Série 3 se tornou um dos emblemas da BMW, simbolizando esportividade e conforto. Ao longo de 50 anos e sete gerações, ele se consolidou como o carro da marca. Essa nova versão elétrica chega com muita expectativa e promete trazer toda a emoção ao dirigir que os fãs conhecem e adoram.

Oliver Zipse, o CEO da BMW, comentou sobre os planos para o novo i3. Ele prometeu uma autonomia elétrica de respeito, carregamento rápido e uma experiência digital mais rica. A ideia é que essa nova plataforma Neue Klasse traga melhorias para toda a linha, seja elétrica ou a combustão, ajudando assim a acelerar essa transição tão aguardada.

O que já sabemos do i3 2026

Do ponto de vista técnico, o BMW i3 vai trazer muitas das inovações do iX3. Podemos esperar um cockpit panorâmico, uma autonomia próxima a 800 km e um carregamento super-rápido que chega a 400 kW. Dentro do carro, uma central de controle chamada Heart-of-Joy vai integrar todas as funções digitais e de condução. E o mais animador é que esses upgrades afetarão toda a gama, incluindo os sedãs menos luxuosos.

O protótipo já está circulando por aí, mas está camuflado para guardar os segredos do design. A BMW afirma que o novo i3 manterá as proporções clássicas de um carro esportivo, com linhas elegantes e marcantes. O lançamento deve ocorrer no próximo ano, e podemos esperar que outras versões eletrificadas do Série 3 venham por aí.

A linha i3 também promete algumas novidades: uma perua chamada i3 Touring, uma apostinha no segmento das station wagons, ainda relevante na Europa. Além do i3 M, uma versão mais esportiva prevista para 2028, que já está testando sua potência em Nürburgring e promete levar o desempenho elétrico a outro nível.

O design vai conversar bastante com os conceitos i Vision Dee e Vision Neue Klasse, que trazem linhas mais limpas e uma grade menor, em contraste com o estilo mais carregado dos BMWs atuais. Mas o i3 vai manter aquela silhueta de sedã que sempre foi a marca registrada do Série 3.

Por dentro, novidades estão a caminho. O sistema iDrive X vai introduzir o Panoramic Vision, uma tela que ocupa a base do para-brisa e uma tela central de 17,9 polegadas. A nova eletrônica terá processamento até 20 vezes mais potente que a versão atual, mostrando o quanto a BMW está empenhada em entregar um sedã tecnológico. Enquanto isso, a versão tradicional do Série 3 deverá permanecer em produção enquanto houver demanda para motores a combustão.

Quem já está ansioso para ver tudo isso em ação nas ruas?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo