Crianças do projeto Conviver visitam o Bosque dos Papagaios

Na manhã de quarta-feira, 28, cerca de 20 crianças do projeto Conviver visitaram o Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana. Durante a visita, elas tiveram a oportunidade de aprender sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado com os animais.
A educadora ambiental Lucimar Almeida, que trabalha no Bosque desde 2013, conduziu a atividade. Ela falou sobre a importância do descarte correto do lixo, a separação dos resíduos e os riscos das queimadas. Segundo Lucimar, sua missão é sensibilizar os visitantes para a proteção da natureza. “O bosque é um exemplo de como a natureza se regenera se tivermos paciência. Fico feliz em compartilhar esse conhecimento com as novas gerações”, afirmou.
A educadora social Darlete Gomes, que acompanha as atividades do Conviver há três anos, ressaltou a importância do contato das crianças com a natureza. “Essas experiências ajudam as crianças e adolescentes a conhecerem mais sobre os animais e a valorizarem o meio ambiente”, declarou.
Durante a visita, os jovens ficaram impressionados ao se depararem com animais como a anta e a capivara. Karlos Gabryel, de 12 anos, que participa do projeto há dois anos, comentou sobre sua experiência: “Foi a primeira vez que vim ao bosque e achei tudo incrível. Os tucanos e as araras são lindos”.
O projeto Conviver foi criado em 2013 e tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias. Atualmente, cerca de 900 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 16 anos, participam das atividades que são desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Bosque dos Papagaios está aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos finais de semana, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Os visitantes devem seguir algumas regras, como não alimentar os animais, não entrar com pets, não consumir bebidas alcoólicas e não deixar lixo nas trilhas.
Atualmente, o Bosque passa por obras de revitalização. Estão sendo feitos serviços de recuperação das trilhas, troca de placas informativas e melhorias nas instalações, como a construção de uma piscina para a anta e reforma de bancos e lixeiras. A previsão é que as obras sejam concluídas em julho deste ano, e a expectativa é que o bosque receba mais de 1600 visitantes por mês.