Nissan anuncia nova geração do Skyline com surpresa inesperada
Anunciado essa semana, o plano da Nissan traz algumas notícias que vão além das más novas, como o corte de 20 mil empregos e o fechamento de sete fábricas em todo o mundo.

Mas calma aí, aficionadas e aficionados por carros! Existe um lado positivo com o surgimento de novos modelos, entre eles o Kait, um SUV compacto que estamos ansiosos para conhecer. Contudo, o que realmente provocou nosso coração acelerado foi o anúncio de um novo Skyline.
Mas antes de você sair comemorando, vale lembrar que o novíssimo Skyline não será exatamente aquele esportivo com a famosa sigla GT-R que fez história nas décadas de 80 e 90. Originalmente, o nome Skyline remetia a um carro mais luxuoso, voltado para o público japonês, e é esse modelo que ganhará uma nova geração agora.
Essa reestruturação da Nissan também promete agilidade. A ideia é reduzir em 70% a complexidade das peças e enxugar a linha de plataformas de 13 para apenas 7 até 2030. Para os amantes de novidades, isso significa que um novo modelo vai levar apenas 37 meses para ser desenvolvido — bem mais rápido do que os 52 meses de antes. E, para os derivados, a expectativa é que o ciclo de desenvolvimento caia de 50 para 30 meses. Isso é o que chamamos de eficiência!
E não para por aí. A Nissan está focada em diminuir seus custos em 20% por meio de uma gestão mais eficiente dos recursos de pesquisa e desenvolvimento. Saindo um pouco do foco, veremos o Renault 5 sendo rebatizado como o novo March, e até o Renault Twingo vai ganhar o emblema da Nissan. Um Rogue híbrido plug-in também está a caminho, inspirado no Mitsubishi Outlander PHEV.
Uma dúvida que fica no ar é se o novo Skyline seguirá sendo um sedã. Afinal, nomes clássicos estão sendo reaproveitados em SUVs ultimamente. Temos até um histórico, já que o Infiniti EX35 foi vendido como um Skyline crossover no Japão.
Com uma trajetória de mais de 60 anos, o Skyline já assumiu várias formas: cupê, conversível, sedã, perua, SUV e até van de entrega. Portanto, é difícil prever qual será a sua próxima versão. Para a galera que torce por um sedã, pode ser que a Nissan surpreenda e escolha um caminho diferente desta vez.