Automotivo

Nio amplia operações em Portugal, Grécia, Chipre e Bulgária

A Nio, fabricante chinesa de carros elétricos, está dando um passo importante rumo à sua expansão na Europa. E a novidade é que a partir de 2025, a marca vai adotar um modelo de vendas com distribuidores. Isso promete acelerar o crescimento da empresa no continente, que vai incluir países como Portugal, Grécia, Chipre e Bulgária. Ah, e a Dinamarca também vai ver uma ampliação da atuação, onde a Nio já está desde 2022.

Nesses novos mercados, a linha da Nio vai incluir cinco modelos, cada um mais interessante que o outro: os SUVs EL6 e EL8, o sedã ET5, a station wagon ET5 Touring e o Firefly, que é o primeiro carro da sua nova submarca. Para quem curte SUVs, o EL6 e o EL8 têm tudo para brilhar nas ruas.

Em Portugal, a Nio fechou parceria com o JAP Group, um dos mais respeitados do país, com uma história de mais de 120 anos. As operações por lá começam em 2025. Já na Grécia, o Motodynamics Group vai ser o responsável por trazer os modelos Nio para o mercado também em 2025, enquanto Chipre e Bulgária vão receber os carros em 2026. E ficou mais fácil para os dinamarqueses, que agora podem contar com a experiência do Nic Christiansen Group, que vai gerenciar as vendas na região.

Essa mudança visa proporcionar uma experiência mais próxima dos clientes. Quem já ficou um tempo no volante sabe como ter um atendimento personalizado faz toda a diferença na hora de fazer a escolha do carro ideal.

Vale lembrar que essa estratégia de parceria não é novidade. Em 2022, a Nio começou a se estabelecer em outros países europeus, como Áustria e Polônia, também utilizando distribuidores. Tudo isso faz parte de um ajuste que a marca começou a implementar, saindo de vendas diretas para um modelo mais colaborativo.

O negócio de carros elétricos está esquentando, e a Nio quer garantir seu espaço. Isso se torna ainda mais relevante com a pressão dessas novas marcas, como a Zeekr, que já está produzindo em grande escala na China. Lembrando que a Nio estrenou fora da China em setembro de 2021, começando pela Noruega e se espalhando pela Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca.

E agora, a aposta em distribuidores facilita a expansão e ajuda a tornar os custos operacionais mais eficientes. O foco, segundo a Nio, é criar uma relação mais próxima com os clientes europeus. Tudo isso acontece em um momento em que outras gigantes do setor, como a Xiaomi, estão fazendo avanços significativos na tecnologia, como baterias de estado sólido.

A Nio está se posicionando como uma “empresa de usuário”, oferecendo não só carros, mas também experiências que realmente fazem a diferença para quem está ao volante. Enquanto isso, concorrentes como a RoboSense estão batendo recordes no cenário automotivo global. É um mundo cheio de novidades e promessas!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo