Automotivo

MG4 lança bateria semissólida em elétricos acessíveis na China

A produção do novíssimo MG4 elétrico já deu início na fábrica da SAIC, em Nanjing. O visual do hatch atrai imediatamente — inspirado no esportivo Cyberster, ele traz um design moderninho, com faróis divididos e uma frente bem esculpida. E olha que não para por aí: o emblema brilha e duas cores chamativas chegam para dar um destaque a mais: o roxo Donglai Purple e o verde Qingbo Green.

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O lançamento tá agendado para o dia 5 de agosto, e a grande novidade é que o MG4 será o primeiro carro elétrico popular do mundo a usar bateria de estado semissólido. Sim, essa tecnologia, até agora, era coisa de modelos premium e conceito futurista. Ou seja, é um baita avanço!

Segundo Chen Cui, o gerente da MG, essa nova bateria, que foi desenvolvida pela QingTao Energy, tem apenas 5% de eletrólito líquido. E pasmem: ela passou por uns testes de segurança bem severos, como perfuração em 360 graus, e promete uma autonomia de até 537 km no ciclo chinês (CLTC). Para quem costuma pegar a estrada, isso significa menos paradas no meio do caminho.

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E a autonomia não é tudo! Essa bateria tem um desempenho melhor em temperaturas frias, dando 13,8% a mais de alcance em climas a -7°C em comparação com baterias LFP tradicionais. Enquanto isso, o Zeekr 7X chega ao Brasil com luxo e alto desempenho, mostrando que o mercado de elétricos está cada vez mais competitivo.

O MG4 vem equipado com uma bateria de 70 kWh que alimenta um motor traseiro de 120 kW, ou seja, 163 cv. Isso garante uma tração traseira que pode melhorar a dirigibilidade. O rival direto, o BYD Dolphin, tem tração dianteira e motor de 70 kW na versão mais básica, subindo para 150 kW em versões premium. A diferença se joga a favor do MG4 na hora de encarar curvas e estradas.

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Falando em tamanho, o MG4 cresceu em comparação ao modelo antigo. Agora, são 4,39 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,75 metros. Isso significa mais espaço interno e um porta-malas mais generoso, o que sempre é uma vantagem na hora de viajar ou fazer aquele rolê com a galera. A operação em massa já começou na China, confirmando o investimento da SAIC nesse modelo elétrico.

Dentro do carro, o destaque é o sistema MG×Oppo, feito em parceria com a fabricante de celulares. Com ele, você pode usar comandos de voz, gestos e ainda espelhar aplicativos do smartphone direto na tela do carro. Isso facilita muito na hora de navegar ou escolher uma música.

Os preços na China devem ficar entre 80.000 e 120.000 yuan, o que dá uma faixa de R$ 60 mil a R$ 98 mil. Assim, o MG4 se posiciona como concorrente direto do BYD Dolphin. Como disse Chen Cui, se os preços forem semelhantes, “não há motivo para o cliente escolher outro modelo”. E isso é só um vislumbre de como a tecnologia está progredindo rápido no mundo automotivo!

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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