Mazda EZ-60 tem 30 mil pré-encomendas na China

A Mazda anunciou que o seu novo SUV elétrico, o EZ-60, já recebeu mais de 30.000 pré-encomendas desde que a pré-venda começou em abril. Esse modelo é fruto de uma parceria entre a Mazda e a Changan e está previsto para desembarcar no mercado em setembro de 2025. Essa é mais uma jogada estratégica da montadora para se firmar no promissor mercado chinês de veículos elétricos.
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E olha só, a pré-venda do EZ-60 está superando a do sedã EZ-6, lançado em 2024. Para se ter uma ideia, no começo deste ano, a Mazda enviou seu primeiro lote de 600 unidades do sedã (que fora da China é conhecido como Mazda 6e) de Xangai para a Bélgica. Com isso, a marca começou sua jornada de exportação de elétricos a partir da China. O mercado chinês está sempre em ebulição, com a Nio ganhando terreno nas vendas de elétricos e a Tesla enfrentando uma leve queda.
A Mazda tem um esquema interessante para as pré-encomendas. Os clientes precisam fazer um depósito reembolsável de 10 yuan (cerca de R$ 8,50), que sobe 10 yuan a cada dia. Os bônus são uma recompensa pelos "deveres de casa" que os clientes cumprem. Tem que ficar de olho: se não realizar a compra em até sete dias após o lançamento, o bônus vai embora, mas o depósito é inteiramente reembolsável.
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Os números do mercado mostram que 76% das reservas estão nas mãos de jovens de 25 a 40 anos, com a maioria vindo das cidades mais desenvolvidas da China. Isso indica que a Mazda está acertando ao mirrar esse público urbano no setor competitivo dos elétricos.
O EZ-60 vai ter duas versões diferentes:
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Totalmente elétrica: Um motor traseiro que entrega 258 cavalos e uma bateria de 77,9 kWh, garantindo uma autonomia de até 600 km nos testes CLTC da China.
- Alcance estendido: Essa versão combina o mesmo motor elétrico com um motor a gasolina de 1,5 litro, permitindo 160 km de pura eletricidade antes de ativar o motor a combustão.
Ambas as opções têm as mesmas dimensões: 4.850 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.620 mm de altura, além de uma distância entre-eixos de 2.902 mm. E não dá pra esquecer das funcionalidades avançadas que vêm junto.
Enquanto a Changan Mazda se prepara para o lançamento, os preços ainda não foram revelados. O EZ-60 vai competir em um dos segmentos mais acirrados da China, onde as marcas locais estão dominando. O cenário tá pegando fogo!
Esse novo SUV marca o segundo modelo elétrico que a Mazda está desenvolvendo na China, após o EZ-6 do ano passado. E a montadora já anunciou que pretende lançar mais dois veículos elétricos por meio da joint venture até 2026. É a Mazda apostando tudo no maior mercado de elétricos do mundo, enquanto outras marcas também buscam inovação, como a Firefly, que lançou um plano interessante e cortou preços em mais de 30%.
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