Lynk & Co chega ao Brasil em 2026 com SUV derivado do XC40

A Zeekr estão com novidades quentes para o Brasil: a Lynk & Co. Essa nova marca vai desembarcar por aqui em 2026, fazendo parte da estratégia do grupo Geely de expandir seus horizontes fora da China. Conhecida na Europa e na Ásia, a Lynk & Co vem para atender quem está em busca de modelos híbridos, focando em autonomia e praticidade. Enquanto isso, a Zeekr continua apostando em veículos elétricos de luxo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os primeiros modelos da Lynk & Co já estão a caminho, e o SUV médio Lynk & Co 08 deve ser o primeiro a dar as caras. Ele mede 4,82 metros e foi construído na mesma plataforma que o Volvo XC40. Esse SUV vai encarar competidores como o Toyota RAV4 Hybrid e o GWM H6 HEV, ampliando as opções no mercado.
Ainda estamos esperando mais detalhes sobre como será a operação das concessionárias. Será que vão compartilhar a rede com a Zeekr ou seguir caminhos separados? Esse é um ponto que ainda está em discussão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Por outro lado, a Zeekr já está movimentando o mercado com 261 veículos emplacados em 2024, todos importados da China. A marca, que já está presente em nove cidades brasileiras, promete lançar no segundo semestre o SUV Zeekr 7X. E olha que esse modelo não é para qualquer um: tem impressionantes 646 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com autonomia de até 423 km, segundo o Inmetro.
O Lynk & Co 08 não fica atrás. Ele vem com um sistema híbrido plug-in que combina um motor 1.5 turbo com duas unidades elétricas. Resultado? Até 585 cv e 92,3 kgfm de torque, com tração integral. Essa configuração se assemelha à do Honda Civic e:HEV, mas com uma bateria maior de até 40 kWh, garantindo até 200 km em modo 100% elétrico e um alcance total de até 1.400 km. Para quem roda muito e precisa de autonomia, isso é um verdadeiro achado!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O vice-presidente global da Zeekr, Mars Chen, comentou que a Lynk & Co serve como uma porta de entrada para consumidores que estão deixando marcas tradicionais em busca de mais tecnologia e sofisticação, mas sem sair da faixa de preço. Enquanto isso, a Zeekr segue seu caminho, focada no público premium, que busca exclusividade sem o intuito de vender em grandes volumes como outras marcas, como BYD e GWM.
A proposta é que cada marca ofereça uma experiência única: a Zeekr para quem quer um carro 100% elétrico e a Lynk & Co para quem busca mais flexibilidade. É bem interessante perceber que muitos motoristas podem ter um elétrico da Zeekr ao lado de um carro a combustão, como uma BMW ou Mercedes-Benz, usando cada um conforme a situação.
Para quem se perguntou, a Zeekr ainda não planeja produzir no Brasil nem oferecer motor flex, mas já está pensando em adaptações para o mercado nacional, focando em durabilidade e eficiência com combustíveis brasileiros. Chen também falou sobre os impostos para elétricos importados: “Se vale para todos, tudo bem”, afirmou ele de forma bem direta.
E se você estava curioso sobre o futuro da marca, uma minivan de luxo, chamada Zeekr 009, pode ser uma das novidades. Ela deve fazer frente a modelos como o Kia Carnival e opções importadas como a Toyota Sienna e a Chrysler Pacifica. O investimento da marca chinesa nesse segmento mostra que o mercado premium ainda tem muito potencial para crescer por aqui.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE