Li Auto i6 chega em setembro para competir com Tesla Model Y

A Li Auto está prestes a lançar mais um SUV elétrico na China: o Li i6. Já temos imagens e detalhes do modelo, divulgados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), como parte do processo de certificação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Esse i6 se junta à linha de carros 100% elétricos da Li, que até pouco tempo tinha foco em veículos com extensor de autonomia. É uma tentativa da marca de firmar sua presença no mercado de elétricos, especialmente após o desapontante desempenho do Li Mega, que ficou muito abaixo das expectativas de vendas.
Falando em números, entre janeiro e maio de 2025, o Li Mega vendeu apenas 3.501 unidades. Isso representa uma queda assustadora de 43,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em abril, foram apenas 100 carros vendidos, muito longe da meta de 8 mil unidades por mês.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Agora, sobre o novo Li i6: o design é bem interessante, misturando elementos de SUV e minivan, oferecendo um espaço generoso para até cinco passageiros. Para quem gosta de viajar com a família, esse jeitão aberto e espaçoso é uma mão na roda. Ele mede 4,95 metros de comprimento, 1,93 m de largura, e 1,73 m de altura, com um entre-eixos de 3 metros. Ideal para quem precisa de mais espaço, né?
O modelo terá duas versões diferenciadas: uma com tração traseira (RWD) e outra com tração integral (AWD). A versão RWD conta com um motor de 250 kW (340 cv) apenas no eixo traseiro. Já a AWD é mais potente, reunindo dois motores — um na frente de 150 kW e outro atrás de 250 kW — resultando em incríveis 400 kW (536 cv) e uma velocidade máxima de 180 km/h. Para quem gosta de acelerar, o desempenho é promissor.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O peso do i6 varia, sendo 2.395 kg para a versão RWD e 2.525 kg para a AWD. Ambas prometem um bom equilíbrio entre desempenho e conforto, um aspecto que é sempre bem-vindo nas viagens em família.
Outra novidade é que o SUV deve usar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) com tecnologia de carga rápida que consegue entregar 500 km de autonomia em apenas 10 minutos. Impressionante, não é? Isso graças à plataforma elétrica de 800V. E não para por aí, a marca também está preparando o lançamento do Li i8, com 536 cv.
Falando sobre o i8, ele será um SUV um pouco maior, quase com 5,1 metros, e vai acomodar até seis passageiros. Assim como o i6, o i8 terá opções tanto elétricas (BEV) quanto híbridas com extensor de autonomia (EREV).
Apesar de esses lançamentos promissores, a Li Auto ainda não se aventurou fora da China. A empresa pensa em expandir para a América Latina e o Oriente Médio, mas isso deve acontecer somente a partir de 2028. Fiquemos de olho nessa evolução!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE