Li Auto i6 chega em setembro como SUV elétrico familiar

A Li Auto está prestes a agitar o mercado com o lançamento do seu segundo modelo 100% elétrico: o SUV i6. Pensado pra quem busca um carro prático e acessível, esse SUV chega com um preço inicial em torno de 250 mil yuans, que daria uns 34.500 dólares. A expectativa aqui é vender entre 120 mil e 150 mil unidades por ano, ajudando a marca a sonhar grande, com uma meta de até 1,5 milhão de veículos por ano.
Agora, a estreia do i6 está marcada para setembro, logo após o i8, que chega em julho e já dá um gostinho do que vem por aí. Esse será o primeiro SUV elétrico de cinco lugares da Li Auto. O foco é totalmente voltado para conforto e espaço interno, especialmente para aquelas famílias que querem um carro moderno, com bastante espaço pra todos.

Falando em design, as imagens vazadas mostram um visual que mistura o i8 e o MPV Li MEGA, com um ar bem aerodinâmico. Com 4,8 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,96 metros, o i6 promete muito espaço interno. A segunda fileira de assentos vai oferecer mais de 1 metro de espaço para as pernas — imagina a galera viajando confortável! E o porta-malas também é grandão, perfeito para bicicletas dobráveis ou aquele equipamento de camping que todo mundo adora.
Na frente, o destaque vai para uma faixa de luz DRL que percorre toda a dianteira, além de faróis discretos que dão um toque futurista. Na traseira, a janela inclinada e o teto flutuante completam o visual moderno. Assim como outros SUVs elétricos na China, como o BYD FCB Ti7, a competição tá ficando forte por lá.
O coração desse SUV terá dois motores elétricos com tração nas quatro rodas, juntos vão entregar cerca de 400 kW de potência. Isso significa que ele pode ir de 0 a 100 km/h em uns 5 segundos — rápido o suficiente para quem adora uma adrenalina nas acelerações! E a autonomia promete ser de 600 a 700 km, segundo o ciclo CLTC, com baterias da CATL ou Sunwoda.
Além disso, o i6 vem equipado com uma arquitetura elétrica de 800V, o que permite uma recarga ultrarrápida — pense na possibilidade de recuperar até 500 km de autonomia em apenas 10 minutos. Genial, né? E ainda tem a função V2L, que transforma o carro em uma fonte de energia pra outros gadgets — imagina usar a geladeira elétrica no camping!

Falando de segurança e tecnologia, o i6 não fica para trás. Ele terá sistema de condução semiautônoma, com sensores lidar da Hesai e o sistema NOA, tudo isso alimentado por chips Nvidia Thor-X. E o melhor: as atualizações do software serão feitas remotamente, então você sempre estará com tudo em dia.
Para garantir que os donos do i6 possam carregar seus carros sem preocupação, a Li Auto está investindo forte na infraestrutura. Até o fim de 2025, a ideia é ter 4.000 estações de recarga ultrarrápida espalhadas pelas principais rodovias e cidades da China. E o i6 deve ser um dos primeiros modelos a ganhar as estradas internacionais.
Esse investimento em infraestrutura é fundamental para o sucesso do i6, especialmente quando pensamos na urgência por recargas rápidas, como mostrou o artigo da CATL, que já forneceu um milhão de baterias para a Li Auto.
Com a concorrência cada vez mais acirrada e uma possível guerra de preços dos veículos elétricos na China, a Li Auto está apostando em tecnologia avançada para se destacar, muito na linha do que o Xpeng G7 trouxe de novidades por aí.