Land Rover avalia Velar elétrico no circuito de Nürburgring

A Land Rover está com um projeto empolgante na manga: um SUV elétrico compacto, o futuro Range Rover Velar EV. A previsão de lançamento é para a primavera de 2026, e a expectativa só aumenta! Esse modelo vai ser construído sobre a nova plataforma EMA da Jaguar Land Rover (JLR) e vai se posicionar logo abaixo do Range Rover EV de tamanho completo, que chega em 2025.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Atualmente, o Velar utiliza motor a combustão, mas a próxima geração será 100% elétrica. E não é só papo, ele já está em testes no exigente circuito de Nürburgring, na Alemanha, onde a Land Rover trabalha para ajustar chassi e freios. Afinal, com uma bateria de aproximadamente 100 kWh, é preciso garantir que a performance fique afiada, mesmo com o peso extra. Para quem está de olho em elétricos, vale mencionar o Novo Nio ES8, que também traz um baita desempenho com sua bateria de 102 kWh.
Já dá pra ver alguns detalhes do novo Velar, mesmo com a camuflagem pesada nos protótipos. As lanternas traseiras e os faróis de LED mais finos se destacam. As janelas laterais com abertura estreita e para-lamas largos também ajudam a dar aquele ar esportivo. E quem não ama portas com vidros sem moldura? Isso só acrescenta ao charme do SUV.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A plataforma EMA não é só bonitinha, não. Ela foi feita especialmente para elétricos e trará a possibilidade de atualizações remotas, além de um carregamento ultrarrápido de até 270 kW. Uma curiosidade: a Porsche também curte o Nürburgring e utiliza o circuito para testar seu Taycan Turbo GT.
No total, a JLR planeja lançar seis novos modelos elétricos até 2026. O primeiro da fila? O Range Rover EV, seguido pelo Velar elétrico. A marca está bem atenta para não repetir os erros do passado, como os desafios enfrentados com o Jaguar i-Pace, e quer focar em confiabilidade e desempenho desde o início dos testes.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A nova plataforma EMA também será aplicada a outros modelos, como o novo Range Rover Evoque e um SUV menor, que carinhosamente está sendo chamado de “baby Defender”. A princípio, a expectativa era que essa plataforma fosse só para elétricos, mas rumores indicam uma possível mudança de rumo devido à adoção ainda lenta dos EVs em certos mercados. E, por falar em novidades, a Honda já está preparando um conceito chamado Super EV e deliciando o público com o N-ONE e: para o Salão de Munique.
Por enquanto, a Land Rover não confirmou nenhuma mudança nos planos. O Velar EV está a caminho e promete chegar com sofisticação e tecnologia de ponta, para quem não abre mão de estilo e inovação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE