Automotivo

Kia Stonic 2026 traz visual renovado e características elétricas

Um pouco esquecido no cenário automotivo brasileiro, o SUV Kia Stonic acaba de ganhar uma repaginada bem legal para a linha 2026, especialmente voltada ao mercado europeu. E a estreia tá marcada para o Salão de Munique, onde o modelo vai mostrar a nova cara da Kia, que aposta fortemente na eletrificação.

Visual Renovado

Vamos falar das mudanças no estilo. O Stonic agora vem com um design mais ousado tanto na frente quanto na traseira. Todos os faróis agora são de LED e estão conectados à grade frontal, o que dá uma cara mais moderna. A parte traseira também recebeu atenção: as lanternas desceram pelas laterais, lembrando as linhas de modelos elétricos como o Kia EV5. E não podemos esquecer das novas rodas de liga leve, que agora vêm nos tamanhos de 16 e 17 polegadas. Para aqueles que adoram personalizar seu carro, a novidade inclui duas cores bem diferentes: Verde Aventureiro e Azul Iate.

Interior Repaginado

Mas é dentro do carro que a grande transformação acontece. A cabine do Stonic, que já havia sido criticada no passado por ser um pouco simples, agora recebe um toque de sofisticação. O painel ganhou duas telas de 12,3 polegadas, substituindo o antigo sistema que misturava mostradores analógico-digitais e uma central multimídia de 8 polegadas. Pra quem curte tecnologia, a novidade é bem-vinda!

Os novos comandos para o ar-condicionado e a central estão mais modernos, e o volante recebeu um redesenho que promete ser mais confortável. Outros diferenciais incluem carregador sem fio para smartphones, portas USB-C e iluminação ambiente que deixam o interior mais agradável. E a integração com o app Kia Connect é um baita diferencial, permitindo que você tenha um controle maior sobre o carro, como a chave digital e até diagnósticos remotos.

Motor e Desempenho

Agora, vamos falar do coração do Stonic. Assim como no Brasil, o modelo na Europa vem com motor 1.0 turbo de três cilindros. Por lá, você encontra a versão normal, que entrega 100 cv, e uma configuração híbrida leve de 48 volts, que chega até 115 cv. Aqui no Brasil, essa versão híbrida vai um pouco além, com 118 cv.

Pra quem não conhece, o sistema híbrido leve não faz o carro andar sozinho, mas dá uma força extra em momentos de maior demanda e ajuda a economizar combustível. Você já deve ter notado que, em subidas ou ao parar em semáforos, essa tecnologia pode fazer a diferença em itens como economia de combustível e redução de emissões.

Transmissões

Tanto a versão convencional quanto a híbrida podem ser equipadas com um câmbio manual de seis marchas ou uma transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas. É uma boa opção para quem procura um toque mais esportivo ou até mesmo mais conforto nas cidades.

Ainda não temos notícias sobre se o Grupo Gandini, que cuida da Kia por aqui, vai trazer essas mudanças para o Brasil. Por enquanto, o Stonic segue disponível apenas como linha 2024/2025, com uma versão única chamada C.253, com preço fixado em R$ 154.990.

Muita coisa nova e interessante, né? Para quem curte SUVs, essa reformulação promete trazer um novo olhar para o Stonic e suas opções!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo