Automotivo

Kia K4, sucessor do Cerato, obtém nota máxima em crash test

O Kia K4 tem gerado expectativa desde que o antigo Cerato saiu de linha em 2023. Apresentado recentemente, esse sedã médio, que também surge na versão hatch, se destacou nos testes do Latin NCAP, recebendo cinco estrelas em segurança. O relatório, divulgado em 2 de setembro, revelou que o K4 obteve 91,87% em proteção de adultos, 90,38% para crianças, 77,10% em segurança para pedestres e 84,30% em assistência à segurança.

Esse modelo passou por uma série de testes rigorosos, incluindo impactos frontais e laterais e até chicotadas cervicais. Além disso, possui sistemas de frenagem autônoma, controle de estabilidade e assistência de velocidade que foram testados para garantir um desempenho seguro. Produzido no México, o K4 vem equipado com seis airbags, controle de estabilidade e alerta para o uso do cinto de segurança em todos os assentos.

Falando sobre segurança, a estrutura do carro foi considerada estável e confiável. Isso é ótimo para proteger a cabeça, pescoço e tórax em casos de colisão, tanto frontal quanto lateral. No entanto, a instalação de cadeirinhas no assento central traseiro com cinto de segurança ainda pode ser ajustada para melhorar.

No que diz respeito à proteção de pedestres, o K4 teve um desempenho bom em grande parte do corpo, mas apresentou alguns pontos que precisam de atenção, especialmente perto do para-brisa. O sistema de frenagem autônoma se mostrou eficaz em todos os cenários, e algumas tecnologias, como detecção de ponto cego e assistência de faixa, estão disponíveis, mas não foram testadas ainda.

O Kia K4 foi mostrado ao público no Salão de Nova York em 2024 como o substituto do Cerato e se apresenta com uma filosofia de design chamada “Opposites United”. Com uma carroceria fastback, faróis verticalizados e lanternas em LED que se conectam por uma faixa sobre a tampa do porta-malas, o K4 realmente chama a atenção. No interior, a Kia optou por um estilo minimalista, unindo duas telas, mas mantendo botões físicos para funções essenciais, como climatização e volume, algo que muitos motoristas adoram pela sua praticidade.

Na mecânica, o K4 traz o motor 1.6 turbo a gasolina, com 193 cv e torque de 26,9 kgfm, combinado com um câmbio automático de 8 marchas. Outra opção é o motor 2.0 aspirado, que rende 149 cv e 18,2 kgfm, ligado a um câmbio CVT. Ele é um pouco maior que o antigo Cerato, com 4,70 m de comprimento e 1,84 m de largura, sendo considerado o sedã mais espaçoso da categoria. O porta-malas oferece uma capacidade decente de 413 litros, perfeito para aquelas viagens de fim de semana.

Por enquanto, a Kia ainda não confirmou a chegada do K4 ao Brasil, pois está focando na homologação de outros modelos como o Stonic reestilizado e a picape Tasman, que já está em testes.

É um momento interessante para os fãs da marca! O K4 parece ter tudo para ser uma excelente opção no mercado, com um olhar moderno e tecnologias que fazem a diferença na hora de dirigir.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo