Volkswagen Golf GTI inicia pré-venda no Brasil por R$ 430 mil

O Volkswagen Golf GTI finalmente está de volta ao Brasil, depois de seis longos anos fora das prateleiras. E vem com tudo, trazendo o que há de melhor na sua oitava geração, diretamente da Alemanha. Se você é fã de esportivos, prepare-se: o hatch chega com um preço a partir de R$ 430 mil, com a opção de bancos em tecido xadrez. Para quem preferir o conforto do couro, o valor sobe para R$ 445 mil. E fique atento, porque as primeiras unidades começam a ser entregues em março de 2026.
Mas agora vem a parte que pode chatear um pouco os apressados: para garantir uma unidade do novo GTI, você precisa ter um histórico de compras com modelos esportivos da Volkswagen ou de marcas do grupo, como Audi e Porsche. A pré-venda começa no próximo sábado (6), e é necessário um sinal de 10% do preço do carro. E a regra é clara: apenas uma unidade por CPF ou CNPJ. Ah, e a boa notícia é que quem comprar o GTI fará parte do exclusivo GTI Experience Club.
O Golf GTI chega na versão MK 8,5, sportivo e potente, com motor 2.0 TSI que entrega 245 cv e 37,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio DSG automatizado de sete marchas. Considerando esses números, o hatch faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos. Vale lembrar que essa performance é ligeiramente inferior à versão europeia, devido a ajustes para o combustível nacional.
Quando o assunto é design, o Golf GTI não deixa a desejar. Ele mantém todas as suas marcas registradas, como as rodas de 18 polegadas, as saídas duplas de escape, e claro, os emblemas GTI. A grade iluminada e as lanternas traseiras em LED dão um charme a mais. E para quem curte personalização, há quatro cores disponíveis: Vermelho Kings, Preto Mythos, Cinza Moonstone e Branco Puro, todas sem custo adicional. Os interiores também são um show à parte, com opções de bancos em tecido xadrez com ventilação ou couro premium, que ainda oferece aquecimento e resfriamento.
Dentro do carro, a tecnologia está em alta. O painel de instrumentos digital tem 10,2 polegadas, enquanto a central multimídia é grandona, com 12,9 polegadas, e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O ar-condicionado tem três zonas, e a iluminação ambiente oferece 30 opções de cores. Para quem gosta de um som de qualidade, o sistema é da Harman Kardon. E não se preocupe com segurança, porque o GTI vem com seis airbags e diversos controles de assistência.
Uma novidade bacana é que, diferentemente da versão europeia, o teto solar elétrico vem de série por aqui, o que é um excelente toque para dias ensolarados. No entanto, alguns recursos do modelo europeu foram deixados de lado, como os faróis IQ.Light e lanternas com grafismos 3D, o que pode ajudar a reduzir os custos de manutenção. A Volkswagen garante que haverá um estoque adequado de peças, além de três anos de garantia de fábrica, para quem é fã da marca.
Esse retorno do Golf GTI promete trazer uma nova energia na categoria de hatches esportivos do Brasil. Ele vai competir com outras feras como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla. O novo GTI não só aposta em tecnologia e desempenho, mas também em estilo e exclusividade, mantendo viva a tradição que conquistou tantos fãs ao longo dos anos.