Automotivo

Jeep Compass elétrico: tração integral para novas aventuras

Durante muito tempo, a ideia de um Jeep com tração dianteira soava meio estranha para os amantes de carro. Mas em 2006, essa história começou a mudar com o lançamento do Compass, que trouxe essa configuração nas versões mais simples. Depois disso, em 2015, foi a vez do Renegade aparecer. E em 2022, o Commander, que nasceu aqui no Brasil, chegou ao mercado, um ano antes do Avenger, que agora também vai fazer parte da nossa frota.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Falando do Avenger, ele só vai ter tração nas quatro rodas na versão a combustão. Para a versão elétrica, a tração é exclusivamente dianteira. Já no novo Compass, a situação é inversa: ele vem apenas na configuração de tração dianteira com os motores a gasolina. A Jeep fez questão de esclarecer isso para o pessoal do Motor1.

Se você é do tipo que gosta de fazer trilhas ou quer um carro que enfrente situações difíceis, a tração nas quatro rodas está disponível somente no modelo elétrico mais caro. Esse elétrico é uma verdadeira máquina com um motor duplo que entrega, pasmem, 380 cv. As versões elétricas mais simples vêm com tração dianteira e potência de 213 cv e 234 cv.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale a pena mencionar que a Jeep desenvolveu um motor traseiro exclusivo para a versão 4×4, que tem 67 cv e um torque instantâneo que faz o Compass subir inclinações de até 20% mesmo que as rodas dianteiras estejam sem tração. Isso é um alívio quando estamos enfrentando uma subidinha desafiadora, não é mesmo?

O Compass elétrico também vem equipado com uma bateria de 96 kWh, oferecendo autonomia para, pasmem, até 600 quilômetros. Além disso, ele suporta carregamento rápido, permitindo uma carga de 20% a 80% em apenas meia hora. Muito prático para quem quer viajar sem perder tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E não é só o Compass que está nessa onda elétrica da Jeep. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Wagoneer S vem apenas como elétrico, e o Recon, pensado para ser o “Defender” da marca, também está por vir.

O futuro da Stellantis na América Latina parece promissor, com investimentos na casa dos R$ 13 bilhões só na fábrica de Goiana, em Pernambuco, até 2030. Com isso, podemos esperar novidades como a família Bio-Hybrid e uma possível versão 4×4 do Compass mais pra frente.

Portanto, para quem adora um carro que une tecnologia e tradição, a evolução da Jeep promete muitas surpresas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo