Imagem do novo Audi TT elétrica é divulgada

A Audi está prestes a nos surpreender com um novo carro esportivo e, como é de se esperar, as expectativas estão nas alturas! Recentemente, o CEO Gernot Döllner comentou em uma entrevista à revista Bild que esse lançamento seria o “Momento TT 2.0” para a marca, prometendo que terá um impacto significativo, assim como o primeiro Tourist Trophy nos anos 90. Mas, calma! Não se trata de um substituto do TT nem de um novo R8.
O que podemos esperar, então? Esse novo modelo surge como um “carro esportivo altamente emocional”, situado entre o TT e o R8, mas com uma grande diferença: será totalmente elétrico. A Audi vem instigando a curiosidade do público com teasers nas redes sociais, mas até agora, detalhes concretos sobre o design permanecem um mistério. O que se sabe é que a inspiração vai além do TT, resgatando referências do passado da marca.
Falando em passado, quem lembra do conceito Avus de 1991? Aquela belezura deslumbrante foi uma prévia do que viriam a ser os supercarros da Audi. O Avus não só ostentava um motor W-12 poderoso como também trazia um visual que fazia qualquer fã de carros sonhar acordado. E a Audi parece disposta a relembrar essa herança, trazendo elementos do lendário Type C e Type D dos anos 30, que foram verdadeiros campeões nas pistas.
O novo esportivo elétrico da Audi promete um design moderno e minimalista, com linhas limpas que buscam destacar seu desempenho sem firulas desnecessárias. Espera-se que ele seja maior que o TT, mas menor que o R8, com uma silhueta que lembrará um cupê. Essa busca por “clareza” no design é uma tendência que vem sendo notada nos carros mais recentes, e é algo que muitas vezes faz a diferença na hora de dirigirmos.
Embora carros conceito muitas vezes passem despercebidos, a Audi reafirma que esse novo modelo será realmente produzido. O lançamento está previsto para daqui a dois anos, com a apresentação do conceito no IAA Mobility Show, que acontece este mês. O Döllner ainda revelou que o modelo não trará apenas um design atraente, mas também tecnologias inovadoras que a marca nunca havia utilizado antes.
No interior, a promessa é de um salto de qualidade em relação aos modelos atuais. O Chefe de Comunicação de Produto e Tecnologia, Oscar da Silva Martins, reconheceu que a Audi já teve melhores dias, mas está comprometida em devolver a qualidade que sempre foi um dos seus grandes trunfos.
Ainda há um ponto interessante: há especulações sobre se esse novo esportivo deve compartilhar a plataforma com os futuros elétricos Boxster e Cayman da Porsche. Isso faria total sentido, pois desenvolver plataformas separadas para carros desse nicho poderia sair caro. Por outro lado, se olharmos na direção dos motores a combustão, a situação na Europa fica complicada devido às rígidas normas de emissões. Isso faz com que a tarefa de criar motores potentes que atendam a essas regras esteja se tornando cada vez mais difícil.
Dito isso, Audi e Porsche têm ajustado suas expectativas para a produção de veículos elétricos, reconhecendo que a transição será um pouco mais lenta do que se imaginava. Assim, podemos esperar que ambos os fabricantes continuem com os motores a combustão por mais uma década. Mas quem poderia resistir a um novo esportivo, não é mesmo?