Grupo Renault registra aumento nas vendas na Europa

O Grupo Renault fechou o primeiro semestre de 2025 com um crescimento nas vendas globais de 1,3%, quebrando a tendência de queda que vem afetando o mercado europeu. Na nossa querida Europa, as vendas da marca Renault para carros de passeio aumentaram 5,4%, superando a média do setor. Isso é um ótimo sinal para quem curte a marca!
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Na prática, a Renault vendeu 394.278 veículos só na Europa, o que representa um avanço de 8,4% em relação ao ano passado. A Dacia, que tem ganhado espaço com seus modelos acessíveis, também teve alta de 1,1%, totalizando 308.957 unidades vendidas. E não podemos esquecer da Alpine, a marca que faz os corações dos apaixonados por esportivos acelerarem, que teve um impressionante aumento de 89%, com 4.871 novos emplacamentos. Isso mesmo, quem gosta de pegar a estrada com um carro esportivo, pode ficar animado!
Mas nem tudo são flores. O mercado europeu, como um todo, caiu 1,1%, segundo dados da consultoria Dataforce. Esse balanço foi divulgado logo após a nova liderança da Renault, que agora está sob o comando do CEO interino Duncan Minto, após a saída repentina de Luca de Meo.
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Vendas de utilitários em queda
O segmento de utilitários comerciais passou por um verdadeiro aperto, com as vendas da Renault na Europa afundando 29%. Isso ocorreu em um mercado que, em geral, caiu 13%. Minto apontou que a instabilidade econômica global e novas adições ao portfólio, como a van Express, contribuíram para esse cenário. A vida de quem depende de vans para o trabalho, como os taxistas e entregadores, não está fácil.
Por outro lado, a receita global da Renault teve um leve aumento de 2,5%, atingindo 27,6 bilhões de euros. A margem operacional ficou em 6% e, mesmo enfrentando uma pressão de 900 milhões de euros em capital de giro, o fluxo de caixa livre ainda somou 47 milhões de euros. Vale lembrar que os estoques globais também diminuíram, passando de 560 mil para 530 mil veículos nos últimos meses. Isso pode facilitar a vida de quem fica ansioso esperando seu carro novo chegar.
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Elétricos e híbridos ganham espaço na Renault
A eletrificação está se tornando um pilar importante para a Renault. Os modelos 100% elétricos (BEVs) representaram 16% das vendas da marca no semestre, com um salto de 57% em relação ao ano passado. O lançamento do novo Renault 5 certamente ajudou a impulsionar essa alta. E se você curte saber os números, saiba que 41% das vendas veio de híbridos completos, com um crescimento de 36%. Para quem está em busca de um carro mais sustentável, as opções estão se multiplicando!
E se você acha que a Renault parou por aí, está enganado. Fora da Europa, as vendas ganharam 16%, aumentando a participação internacional para 36%. Destaque para o Marrocos, onde as vendas subiram impressionantes 48%, graças ao modelo Kardian. Na Coreia do Sul, um crescimento de 150% com o Grand Koleos, e na Argentina, um aumento de 97%. Para os apaixonados por boas ofertas, a nova versão do Renault 5 está prometida por cerca de 25 mil euros, e ainda tem o Twingo EV no forno, seguindo o visual da primeira geração.
Dacia cresce com Spring e Bigster
Mesmo com uma leve retração global de 0,7%, a Dacia somou 356.084 unidades vendidas no semestre. Essa queda deve-se à reconfiguração de vendas na Turquia, onde o popular Duster agora é vendido como Renault. No entanto, a marca manteve sua participação estável na Europa em 4,5%.
O destaque vai para o elétrico Spring, que é uma bela versão do Kwid E-Tech que conhecemos no Brasil, com um crescimento de 63%. Foram cerca de 16 mil unidades vendidas após a reestilização. E o SUV Bigster, o primeiro nessa categoria desenvolvido pela Dacia, teve mais de 17 mil unidades vendidas, sendo que 70% deles vieram de clientes que mudaram de outras marcas. Para quem está de olho em um SUV acessível e com boa reputação, essa é uma opção que vale considerar.
A Dacia espera fechar 2025 com 700 mil unidades vendidas, um número bem otimista se formos comparar com as 674 mil do ano passado. Frank Marotte, o diretor de vendas, mencionou que estão de olho na concorrência das marcas chinesas, mas a maioria não atua na mesma faixa de preço, o que dá uma boa margem de manobra para a Dacia se destacar ainda mais.
Essa mistura de crescimento e desafios tem tudo a ver com a dinâmica do mercado automotivo atual. A Renault e sua marca irmã, Dacia, continuam na briga, e quem curte carros pode ficar atento às novidades e oportunidades que vêm por aí!
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