Automotivo

GM Coreia lida com incertezas sobre permanência no mercado local

A GM está passando por um momento turbulento na Coreia do Sul e isso gerou bastante conversa nas redes e nas calçadas. Eles decidiram fechar nove centros de serviço pós-venda e até vender alguns imóveis que estão parados na fábrica de Bupyeong. E, embora a montadora jure que não vai deixar o país ou diminuir a produção, é compreensível que a galera fique preocupada, principalmente os sindicatos e analistas do setor.

Apesar dessa redução, a GM ainda continua com 386 centros de serviço terceirizados ativos por lá. O plano é transferir os funcionários dos centros fechados para outras áreas dentro da empresa. Hector Villarreal, o CEO da GM na Coreia, diz que o movimento é para cortar custos com serviços que não dão retorno e para usar melhor os ativos que estão praticamente parados.

A grande fábrica em Bupyeong vai continuar operando normalmente, segundo a montadora. A GM garante que a venda de algumas propriedades dentro da fábrica não vai afetar a produção local. Mas os sindicatos estão com um pé atrás. Em uma reunião recente, eles apontaram que essas ações podem indicar uma possível saída da marca do mercado sul-coreano. Villarreal, claro, reafirmou que a intenção não é essa.

Ahn Kyu-baek, presidente do sindicato da GM Coreia, se mostrou bastante preocupado com a falta de clareza sobre o futuro da empresa. Ele criticou a GM por não ter apresentado um plano bem definido para transitar para veículos elétricos, algo que outras montadoras já estão fazendo. Isso gera uma incerteza danada entre os trabalhadores, que querem saber em que pé a empresa está.

2024 tem sido um ano misto para a GM na Coreia. Eles conseguiram produzir quase 500 mil carros e exportar a maior parte para os Estados Unidos, mas as vendas internas caíram 9,1% nos primeiros quatro meses, somando 154.141 unidades. Mesmo assim, a GM está convencida de que tudo isso é apenas parte de um ajuste necessário para manter as coisas rodando de forma sustentável, focando na exportação, que continua sendo o carro-chefe.

E por falar em movimento de mercado, enquanto a GM enfrenta esses desafios, empresas como a Great Wall Motor estão alcançando recordes de vendas de veículos elétricos. Além disso, a GM planeja investir 888 milhões de dólares na produção de motores V-8, o que mostra que a estratégia da montadora pode ser bem diferente no cenário global. É aquele jogo de xadrez em que cada um tenta se posicionar melhor no tabuleiro.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo