Esse SUV da Toyota gasta menos que uma moto e tem porta-malas gigante
Sabe aquele carro que parece bom demais pra ser verdade? Pois é, ele chegou — e promete mudar tudo que você espera de um SUV. Imagine rodar quase 800 km com um tanque pequeno e ainda levar bagagem de sobra para a viagem. Parece sonho? Mas não é.

O Toyota Yaris Cross Híbrido 2025 tem tudo para balançar o mercado nacional a partir de julho. Produzido em Sorocaba (SP), o SUV compacto alia duas promessas que raramente andam juntas: baixo consumo de combustível e porta-malas gigante.
Com até 32 km/l na cidade quando abastecido com gasolina e 466 litros de capacidade no porta-malas da versão híbrida, o modelo chega para incomodar os líderes do segmento como T-Cross, Creta e Tracker.
Desenvolvido sobre a plataforma DNGA, o Yaris Cross oferece dimensões internas generosas, com entre-eixos de 2,62 metros — maior que o do T-Cross, por exemplo. Isso garante bom espaço para os passageiros e ainda acomoda o conjunto de baterias sem sacrificar o porta-malas.
O sistema híbrido flex inédito no Brasil combina um motor 1.5 Atkinson de 91 cv com um motor elétrico de 80 cv. O resultado é uma experiência de condução suave e eficiente, ideal para quem circula muito em áreas urbanas e quer fugir das idas constantes ao posto.
Impacto para o(a) leitor(a)
Na prática, o Toyota Yaris Cross Híbrido pode rodar cerca de 800 km com apenas 36 litros de gasolina. É economia real no dia a dia, especialmente num cenário onde o preço dos combustíveis segue instável. O consumo urbano de 32 km/l é o menor entre todos os SUVs vendidos no Brasil atualmente.
Para efeito de comparação, o Hyundai Creta 1.0 turbo faz 13,3 km/l na cidade. O Corolla Cross Híbrido, da própria Toyota, alcança 17,7 km/l. Ou seja, o Yaris Cross consegue ser até 45% mais eficiente que o irmão maior — e mais pesado.
E o porta-malas? Com 466 litros na versão híbrida e 471 litros na flex, o Toyota Yaris Cross supera com folga concorrentes como:
- Honda HR-V: 354 litros
- Volkswagen T-Cross: 420 litros
- Chevrolet Tracker: 393 litros
- Hyundai Creta: 422 litros
Só o Fiat Fastback (516 litros) e o Renault Duster (475 litros) oferecem mais volume, mas sem a tecnologia híbrida que define o Yaris Cross. Além disso, o porta-malas traz recortes laterais úteis para objetos altos e um piso ajustável, o que aumenta a versatilidade no uso diário ou em viagens.
Na prática, cabem três malas grandes e mais uma de mão com folga — configuração perfeita para casais, famílias ou quem trabalha com bagagens ou equipamentos.
Próximos passos / Cenário
Com preços entre R$ 130 mil (versão flex) e R$ 180 mil (versão híbrida), o Toyota Yaris Cross mira conquistar 15% do mercado de SUVs compactos. A Toyota aposta em um pacote completo: consumo mínimo, espaço máximo e produção nacional. São 40 mil unidades planejadas por ano, com 40% destinadas à exportação para mais de 20 países.
A fábrica de Sorocaba recebeu investimentos de R$ 1,2 bilhão para adaptar a linha de produção. E a partir de 2026, a Toyota deve iniciar a fabricação local das baterias de íons de lítio, elevando a nacionalização do modelo para 75% — o que tende a baratear custos e tornar o carro ainda mais competitivo.
O consumidor também leva 5 anos de conectividade gratuita e uma garantia estendida para o sistema híbrido. A montadora quer atrair quem se preocupa com o meio ambiente, mas também valoriza espaço, conforto e economia real.
No infográfico abaixo, veja como o porta-malas do Toyota Yaris Cross se compara com os principais SUVs do Brasil:
Porta-malas dos SUVs mais vendidos
- Toyota Yaris Cross: 466 litros
- HR-V: 354 litros
- T-Cross: 420 litros
- Creta: 422 litros
- Tracker: 393 litros