Automotivo

Elétrico é tão poluente quanto três híbridos

Akio Toyoda é um daqueles executivos que não tem medo de falar o que pensa. Ele, que é neto do fundador da Toyota, sempre deixou claro que, para ele, empurrar todo mundo a comprar carros elétricos de uma hora para a outra não faz sentido. Recentemente, ele deixou essa mensagem bem explícita, dizendo que não se pode apressar a transição para veículos elétricos (EVs), pois isso teria consequências enormes para toda a indústria automotiva.

Ele argumenta que milhões de empregos estão em jogo na cadeia de suprimentos se o motor de combustão interna for eliminado rápido demais. E sobre o meio ambiente, Toyoda afirma que, ao contrário do que muitos acreditam, os veículos elétricos, na verdade, podem ser mais poluentes do que os híbridos, especialmente considerando como a eletricidade é gerada em alguns lugares, como no Japão, onde ainda depende de usinas termelétricas.

Em 1997, a Toyota lançou o Prius, o primeiro carro eletrificado a ser vendido em massa, e até hoje já são 27 milhões nas ruas. Segundo Toyoda, esses híbridos têm uma pegada de carbono equivalente a 9 milhões de EVs. Em outras palavras, um único carro elétrico pode ser tão poluente quanto três híbridos, principalmente quando sua energia vem de fontes fósseis.

Provando que os críticos (ainda) estão errados

A resistência da Toyota em adotar os EVs rapidamente gerou críticas, e muitos até questionaram se a empresa conseguiria se manter relevante. Mas, adivinha? A Toyota se consolidou como a maior montadora do mundo pelo quinto ano consecutivo em 2024. É verdade que seus elétricos estão um passo atrás em comparação com a concorrência, mas eles compensam isso com a força dos híbridos e dos modelos de combustão que ainda estão no mercado.

O Aygo X, o último lançamento a gasolina da marca, é um exemplo disso. Esse hatchback se destacou por ter uma das menores pegadas de CO₂ entre os carros não plug-in atualmente. Toyoda já disse que, na sua visão, os EVs nunca devem ultrapassar 30% do mercado. Ele acredita que a indústria deve se concentrar em aprimorar os híbridos e buscar alternativas, como combustíveis sintéticos.

Embora o modelo Mirai, que aposta em hidrogênio, não tenha sido um sucesso comercial, a Toyota continua a investir nessa tecnologia. Eles estão colaborando com a BMW para lançar um veículo a hidrogênio em 2028, mostrando que a marca ainda está explorando novas possibilidades.

Para todos os gostos

A Toyota tem o poder financeiro e industrial para continuar ajustando seus híbridos enquanto desenvolve EVs mais robustos. Recentemente, a marca fez algumas atualizações no bZ, seu modelo elétrico criado em parceria com a Subaru, e ainda lançou uma versão perua chamada bZ Woodland, que tem um visual aventureiro. Para quem curte um toque de luxo, a Lexus está aprimorando seus modelos elétricos, como o sedã ES e o RZ.

Mas, como um verdadeiro apaixonado por carros, Toyoda também ressalta a importância de dirigir com prazer. Ele comentou que “um carro não é um carro se não for divertido”. Nos próximos anos, a Toyota planeja reviver ícones como o Celica e trazer novas gerações do Supra e versões mais esportivas do GR Yaris e Corolla. E a Lexus, ah, essa também promete um carro estilo GT3, provavelmente equipado com um potente V-8. Em resumo, a Toyota parece bem posicionada para agradar todos os públicos.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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