Automotivo

Detran-SP lança autorização eletrônica para emplacamento

O Detran de São Paulo trouxe novidades que vão mudar a vida dos motoristas a partir de 1º de agosto de 2025. Agora, quem precisar de uma nova placa, seja por comprar um carro zero, trocar por roubo, furto ou até por danos, vai ter que emitir uma autorização primeiro. Isso é um pouco diferente do que estamos acostumados, certo?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para começar esse processo, a chamada Autorização Eletrônica para Estampagem de Placas (AEPIV) precisará ser solicitada pelo site do Detran-SP ou em uma unidade de atendimento. O custo dessa autorização será de R$ 37,02 em 2025. Somente depois que essa etapa estiver concluída, o motorista poderá ir a uma empresa autorizada para fazer a nova placa. É uma mudança que pode parecer um pouco chata, mas pode ajudar bastante na hora de evitar surpresas na hora de pagar.

Agora, ao invés de tudo estar junto e misturado, os custos estarão separados. Primeiro a taxa do Detran e depois o valor da placa, que você paga à empresa que vai estampá-la. E não se esqueça: a instalação dessa placa continua sendo sua responsabilidade! É só escolher alguém para fazer o trabalho ou até dar um jeito você mesmo. Aqui, a boa notícia é que não precisa marcar horário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma das ideias por trás dessa mudança é trazer mais transparência ao processo. O Detran-SP quer que você, motorista, possa acompanhar tudo, desde a autorização até a instalação da placa. Isso pode ajudar a evitar preços abusivos e até fraudes que, vamos combinar, ninguém quer passar por isso.

E uma dica importante: dirigir com a placa danificada, ilegível ou sem placa é uma infração gravíssima. A multa gira em torno de R$ 293,47, além dos sete pontos na CNH e até o risco de ter o carro apreendido. Melhor ficar de olho e cuidar disso direitinho!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo