Comparação entre consumo de etanol e gasolina

O Peugeot 208 GT T200 Hybrid 2026 chegou ao Brasil trazendo uma novidade bem interessante: o sistema híbrido leve (MHEV) de 12V. Essa tecnologia já faz parte de outros carros da Fiat e promete melhorar a eficiência do 208 em relação ao modelo 2025. Se você é da turma que roda bastante na cidade, vai curtir saber que, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o novo hatch teve uma evolução bacana no consumo urbano.
Dá só uma olhada nos números: com etanol, o 208 agora faz 9,1 km/l, subindo do anterior 8,3 km/l — um ganho de quase 10%! Quando a gente fala de gasolina, a melhora foi de 12 km/l para 13 km/l, o que dá um aumento de 8,33%. Já nas estradas, o desempenho se manteve mais estável, com uma leve queda no etanol, indo de 9,7 km/l para 9,6 km/l, e uma leve melhora na gasolina, que passou de 13,7 km/l para 13,8 km/l.
Comparando com o Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid, que tem o mesmo motor, o 208 apresenta números um pouco menos animadores. Usando etanol, ele faz 9,1 km/l na cidade, enquanto o Pulse vai para 9,3 km/l. Na estrada, a diferença fica maior, com o Peugeot ficando em 9,6 km/l contra 10,2 km/l do rival. Na gasolina, a diferença é semelhante: 13 km/l para o 208 contra 13,4 km/l do Pulse.
Por mais que as cifras sejam legais, o coração da máquina é o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm de torque. Ambos os carros vêm com um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas — perfeito para aquele trânsito que parece não acabar.
A grande novidade é o funcionamento híbrido leve. Ele troca o alternador e motor de partida tradicionais por um motor-gerador elétrico, que está conectado ao virabrequim. Isso ajuda sempre que você dá a partida ou desliga o motor, além de oferecer um empurrãozinho extra nas acelerações. Assim, dá para reduzir a carga do motor a combustão, melhorar o consumo e reduzir as emissões — bem legal, né?
Esse sistema conta com duas baterias: uma de chumbo no cofre do motor e outra de íon-lítio sob o banco do motorista. Esse arranjo garante que você tenha energia suficiente para aproveitar a tecnologia híbrida leve, especialmente no dia a dia na cidade, onde o motor-gerador pode atuar de forma mais eficiente.
É interessante notar que, embora o Peugeot 208 GT T200 Hybrid consuma um pouquinho mais que o Fiat Pulse, a diferença é pequena. Isso se deve a um ajuste mais esportivo que a Peugeot fez no hatch, fazendo com que ele acelere de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos com etanol. Para comparação, o Pulse leva 9,4 segundos. Isso também se reflete no desempenho com gasolina, onde o 208 faz isso em 9 segundos, enquanto o Pulse acaba em 9,7 segundos.
Com essas atualizações, o Peugeot 208 GT T200 Hybrid 2026 se mostra uma opção bastante interessante para quem busca praticidade e desempenho em um só carro. E aí, prontos para dar uma volta?