Citroën C3 XTR chega ao Brasil por R$ 88.990, competitivo com Polo

A Citroën chegou com uma novidade que promete agitar o mercado brasileiro: a versão XTR do C3. Se você é apaixonado por carros e busca um modelo compacto, mais robusto e versátil, essa pode ser uma ótima opção. O C3 XTR faz parte da linha 2026 e traz um visual aventureiro que é de chamar a atenção. Com algumas melhorias por dentro e por fora, o modelo faz um convite ao motorista que gosta de explorar.
O XTR é a versão mais equipada do C3 com motor 1.0 Firefly aspirado, que entrega até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, combinado com um câmbio manual de cinco marchas. Ele vai te fazer sentir no controle. Está posicionado a R$ 89 mil, sendo uma boa opção entre o C3 Feel, de R$ 86 mil, e o C3 You!, que custa R$ 104 mil e vem com motor turbo de 130 cv.
Esse lançamento tem uma proposta clara: oferecer mais equipamentos e reforçar a capacidade off-road do carro. E, convenhamos, o Brasil é cheio de estradas de terra que pedem um carro preparado. Importante lembrar que as vendas do C3 caíram de 26,5 mil unidades em 2023 para 21 mil em 2024, então a Citroën precisa dar uma sacudida na imagem do carro.
Falando em visual, o XTR vem com detalhes exclusivos como grade e retrovisores em preto brilhante, rodas de liga aro 17" com pneus Pirelli Scorpion ATR, e um acabamento interno com costuras verdes que impressiona. O ambiente do carro ficou mais agradável, com materiais macios e acabamento escurecido. Se você curte um toque de sofisticação, vai apreciar esses detalhes.
Confira todas as versões e seus respectivos preços:
- Citroën C3 Live – R$ 74.990
- Citroën C3 Live Pack – R$ 83.990
- Citroën C3 Feel – R$ 85.990
- Citroën C3 XTR – R$ 88.990
- Citroën C3 You – R$ 103.990
Agora, vale lembrar que apesar de todo o apelo aventureiro do XTR, o desempenho não é dos mais empolgantes. Ele faz de 0 a 100 km/h em 17,2 segundos, bem diferente do modelo turbo You que faz o mesmo em 9,1 segundos. Mas quando você pisa em estradas de terra, o carro se comporta melhor, com um bom vão livre de 18 cm e pneus que encararam terrenos mais difíceis.
A Citroën está confiante para trazer novos consumidores com o XTR, mas o desafio é grande. Nos primeiros oito meses de 2025, foram vendidas apenas 8.254 unidades, comparadas a 14.140 no mesmo período do ano anterior. Concorrer com Fiat Mobi, Renault Kwid e VW Polo Track não é fácil, mas a marca aposta no custo-benefício e na aparência aventureira para conquistar a clientela.
Além disso, a linha 2026 trouxe melhorias práticas, como entradas USB-C para os passageiros de trás e um novo painel digital. O ar-condicionado automático é uma função bem-vinda nas versões mais caras. No entanto, a localização dos comandos dos vidros traseiros ainda gera questão e confusão.
Você consegue perceber que o Citroën C3 XTR tem tudo para chamar a atenção na multidão? Com um visual atrativo, preços competitivos e algumas boas melhorias, ele busca unir economia e bastidor aventureiro, mesmo que o desempenho ainda não seja seu ponto forte. E como todo entusiasta automotivo, o que conta é que cada carro tem seu charme e propósito, não é mesmo?