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Citroën Basalt 1.0: o SUV acessível que surpreende por menos de R$ 100 mil.

Se você está em busca de um SUV que não pese no bolso, já deve ter percebido como os preços estão nas alturas, né? Mas, e se eu te contar que tem um SUV-cupê que combina estilo e um bom espaço interno, tudo isso por menos de R$ 100 mil? Conheça o Citroën Basalt 1.0 Feel MT. Essa é a nova aposta da marca francesa para quem quer algo com custo-benefício sem sacrificar o visual.

O Basalt chegou com tudo para impressionar. Ele é o primeiro SUV-cupê da Citroën no Brasil e começou a conquistar atenção logo de cara. A versão de entrada, Feel 1.0 manual, sai por R$ 92.990 — um valor que é bem raro entre os SUVs por aqui. Mas, como todo carro acessível, tem suas vantagens e desvantagens. Neste texto, vamos analisar o que faz o Basalt valer a pena.

O que o Citroën Basalt tem de diferente?

Se você já conhece os modelos da linha C-Cubed, como o C3 e o C3 Aircross, vai perceber que o Basalt tem muito em comum. Ele compartilha a mesma base e também o motor 1.0 Firefly, que já é conhecido na família Fiat, tudo isso com um câmbio manual de cinco marchas.

Mas o que realmente chama a atenção é o design. Com uma silhueta elegante e uma traseira que remete a carros mais caros, o Basalt não parece nem um pouco simples. E o melhor: mesmo a versão mais básica já vem equipada com rodas de liga-leve de 16” e um sistema de entretenimento com tela de 10”. Isso sem contar a câmera de ré, retrovisores elétricos e um painel digital que dá um charme especial.

Espaço de sobra para quem valoriza conforto

Um dos pontos altos do Basalt Feel é o espaço interno. Com 4.343 mm de comprimento e 2.645 mm de entre-eixos, ele oferece um conforto incrível para quem vai atrás. Imagina viajar com a família ou até mesmo pegando estrada com os amigos? O porta-malas, com 490 litros, é perfeito até para quem trabalha com transporte de passageiros.

Se você já ficou decepcionado com porta-malas apertados nos SUVs de entrada, vai se surpreender com o Basalt. É espaço de sobra para malas, compras e tudo mais que você precisar carregar.

Tecnologia e equipamentos: simples, mas bem pensado

Mesmo sendo a versão mais em conta, o Basalt Feel MT não deixa a desejar em termos de equipamentos. Além dos itens que já mencionei, ele tem:

– Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
– Quatro airbags (frontal e lateral)
– Controle de tração e estabilidade (ESP)
– Assistente de partida em rampa
– Vidros elétricos nas quatro portas (com função um-toque)
– Direção elétrica, Ar-condicionado e computador de bordo.

Um porém: os vidros traseiros ainda têm um comando no console central, algo que pode incomodar no dia a dia.

Motor 1.0 aspirado: dá conta do recado?

Agora, vamos ao motor. O Basalt Feel MT vem com um 1.0 Firefly aspirado de três cilindros, igual a muitos outros modelos, como o Fiat Argo. Os números são:

– 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina
– 10,5 kgfm com etanol e 10 kgfm com gasolina.

Com 1.120 kg, o desempenho é, digamos, modesto. Ele leva cerca de 17 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Apesar disso, na cidade, a resposta do motor é satisfatória e facilita no dia a dia, especialmente em paradas e arrancadas.

O câmbio manual tem engates longos e uma alavanca que pode estranhar quem não está acostumado. Mas, em compensação, o consumo é um dos grandes atrativos:

– 10,3 km/L na cidade
– 17,2 km/L na estrada (ainda com gasolina).

Esses números fazem do Basalt um bom parceiro para quem roda muito e quer economizar.

Acabamento: o famoso “tudo plástico, mas bem montado”

O interior do Basalt é simples e, como muitos carros nessa faixa de preço, tem bastante plástico duro. Mas eles estão bem montados, sem falhas ou rebarbas. Alguns detalhes em preto brilhante dão um toque de modernidade, e o painel digital também contribui para isso.

No quesito isolamento acústico, dá para ouvir o motor e o barulho da rua em altas rotações, mas nada que comprometa a experiência.

E a dirigibilidade?

A suspensão do Basalt é bem voltada para o conforto. Ele enfrenta buracos e valetas com facilidade, o que é perfeito para as ruas brasileiras. A direção elétrica é leve na hora das manobras, mas poderia ser um pouco mais firme em alta velocidade. Para quem busca um carro para longas viagens ou que aguenta bem o dia a dia, o Basalt entrega essa experiência.

Concorrentes e comparações

Em relação à concorrência, um rival direto é o Renault Kardian Evolution MT, que custa cerca de R$ 112.690. O Kardian tem um desempenho mais ágil, pois vem com motor 1.0 turbo, mas o Basalt se destaca pelo preço mais acessível e um porta-malas bem maior.

Outra opção que pode ser considerada é o Fiat Fastback, partindo de R$ 119.990. Embora o Basalt não seja tão refinado, ele oferece um visual parecido e espaço semelhante, mas custando quase R$ 30 mil a menos.

O Citroën Basalt 1.0 Feel MT é uma proposta bem interessante para quem prioriza espaço e sofisticação sem estourar o orçamento. É um carro que atende bem às necessidades de quem busca um SUV acessível, sem abrir mão de ter um visual bacana e conforto no dia a dia.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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