CATL e Maersk se juntam para avançar na eletrificação logística

A CATL, que é a maior fabricante de baterias do mundo, decidiu unir forças com a APM Terminals, uma empresa do grupo dinamarquês Maersk. O objetivo? Revolucionar os portos pelo mundo, trazendo mais eletrificação para os equipamentos que manuseiam contêineres. Essa iniciativa busca reduzir a emissão de poluentes e dar um grande passo na transição energética da logística global.
Essas duas empresas já estavam no mesmo barco, participando da ZEPA (Zero Emission Port Alliance), uma aliança criada em dezembro de 2023. O que eles querem? Transformar o uso de equipamentos portuários em algo completamente elétrico até o final desta década. E a APM Terminals é uma das forças motrizes dessa aliança, com a CATL desempenhando um papel crucial.
Grant Morrison, que é diretor de aquisição de ativos na APM Terminals, falou sobre essa nova parceria como um sinal verde importante rumo à descarbonização. Ele mencionou que a empresa já tem planos sólidos para essa transição, e essa colaboração é um movimento real nessa direção.
Por outro lado, Li Xiaoning, executivo da CATL para negócios internacionais, destacou que essa união vai ajudar a desenvolver soluções mais eficientes e sustentáveis nos terminais. A ideia é reduzir o impacto ambiental das operações portuárias, algo bem relevante nos dias de hoje.
Uma novidade empolgante é o sistema de armazenamento de energia chamado Tener Stack, que a CATL lançou recentemente. Com capacidade de 9 MWh, essa tecnologia vai ser aplicada nos terminais da APM para garantir que as operações sejam mais limpas e eficientes. É o tipo de inovação que quem vive na correria dos portos e das estradas vai com certeza reconhecer.
O grande plano é substituir gradualmente os equipamentos à diesel por versões elétricas, movidas a essas baterias de alto desempenho. Isso não só vai melhorar a eficiência das operações, mas também deve reduzir as emissões de carbono de maneira significativa. Imagine só como isso pode impactar positivamente o nosso ar!
O anúncio oficial dessa parceria rolou no dia 4 de junho e marca um novo capítulo na estratégia da Maersk de se tornar um modelo de logística sustentável. Para quem está de olho no mundo automotivo, vale lembrar que a CATL também se juntou à Mazda recentemente para a produção de veículos elétricos. É um sinal claro de que o futuro está cada vez mais elétrico.
Um dado interessante: a CATL lidera o mercado global de baterias para veículos elétricos, com uma participação de 38,3% no primeiro trimestre de 2025, segundo a SNE Research. Isso só reforça a força e a capacidade que eles têm de impulsionar soluções energéticas não só nos carros, mas também nos portos.