Automotivo

Carros que destacaram Luca de Meo no setor automotivo

Luca de Meo, um nome forte na indústria automotiva, está prestes a encerrar um capítulo importante de sua carreira ao deixar o comando do Grupo Renault. Desde que assumiu a posição de CEO em julho de 2020, justo no momento em que a pandemia começou a bagunçar a economia, ele marcou presença e deixou seu legado. Agora, no dia 15 de julho, ele se despede, seguindo para novos desafios na Kering, onde vai gerenciar marcas de luxo como Gucci e Balenciaga. É uma mudança radical e, sem dúvida, deixa saudades entre os apaixonados por carros. Vamos dar uma olhada nessa trajetória emocionante e nas máquinas que ele ajudou a criar.

Renault Clio

Quando Luca se formou pela Bocconi em 1991, ele já tinha uma grande missão pela frente. Em 1992, ele entrou para a Renault, começando no marketing e se envolvendo nas campanhas do Renault Clio, que deu as caras em 1990. Embora não tenha sido exatamente o “carro dele”, foi uma experiência e tanto. Quem já dirigiu um Clio sabe como ele se destaca nas ruas, especialmente nas cidades, onde manobrar é um desafio diário.

Toyota Yaris

Chegando em 1997, de Meo resolveu explorar novos horizontes na Toyota. Ele era o encarregado do planejamento de produtos e teve a responsabilidade de lançar a primeira geração do Toyota Yaris, que surgiu em 1999. O Yaris bombou em diversos mercados e se tornou um competidor direto do Clio. Quem já pegou estrada em um Yaris sabe como esse compacto combina eficiência e conforto, uma dupla que conquista qualquer motorista.

Lancia Ypsilon

Em 2002, Luca chegou ao Grupo Fiat e logo se destacou ao focar no público feminino com o lançamento do Lancia Ypsilon. O carro, que antes era conhecido apenas como Y, ganhou um nome mais sofisticado e um design que foi um verdadeiro sucesso. Para quem aprecia um visual elegante e urbano, o Ypsilon é uma escolha que nunca sai de moda.

Lancia Fulvia Coupé

Os planos de De Meo incluíam um novo Lancia Fulvia, um compacto que prometia muita emoção. Infelizmente, a Lancia não tinha os recursos para desenvolver uma linha completa, e esse sonho ficou pelo caminho. É o tipo de situação que faz quem ama carros ficar um pouco decepcionado, não é?

Fiat 500

O Fiat 500 é um caso à parte, não é? Este subcompacto, com seu apelo nostálgico e um estilo super charmoso, foi lançado com uma campanha de marketing que permitiu ao público acompanhar cada passo do desenvolvimento. Famoso por sua personalização, o Cinquecento fez sucesso até em lugares onde a Fiat não tinha tradição, como no Brasil. Quem já andou em um Fiat 500 sabe como é divertido passear pelas ruas.

Alfa Romeo MiTo

Em 2007, De Meo assumiu a liderança da Alfa Romeo e lançou o MiTo. Esse compacto visava competir diretamente com o MINI, trazendo a combinação de esportividade e elegância que todo amante de carros deseja. Embora fosse difícil superar o concorrente britânico, o MiTo conseguiu seu espaço, com mais de 293 mil unidades vendidas. É um carro que atrai olhares e sorrisos nas ruas.

Seat Ateca

Em sua passagem pela Volkswagen, em 2015, de Meo teve o desafio de transformar a Seat. O resultado foi o Ateca, o primeiro SUV da marca. Lançado na hora certa, ele ajudou a revitalizar a marca e conquistou muitos fãs. Quem aprecia um SUV espaçoso e prático sabe que o Ateca é uma opção incrível para quem precisa daquele espaço extra no dia a dia.

Cupra Formentor

O golaço de De Meo foi criar a Cupra como uma marca independente, focada em alto desempenho. O Ateca já tinha chamado a atenção, mas foi com o Formentor que ele consolidou essa nova identidade. A proposta era inovadora e, ao que tudo indica, muito bem recebida pelos motoristas que adoram um carro que alia potência e sofisticação.

Renault 5

Um dos lançamentos mais esperados durante a segunda passagem de De Meo pela Renault foi o Renault 5, que mistura um design retrô com tecnologia moderna. Lançado em janeiro de 2021, ele tem aquele preço amigo que agrada na hora da compra. Um desafio para seu sucessor será mostrar que os elétricos têm seu lugar, mesmo para quem ainda ama os motores a combustão.

Dacia Bigster

Por fim, no Grupo Renault, a Dacia é uma das joias. O Bigster, um SUV médio, traz uma proposta acessível e prática, fiel à filosofia da marca. Ter um carro que oferece tudo que você precisa, sem frescuras, é o que muitos motoristas buscam. O que você acha? Afinal, nada como um carro que traz o essencial no dia a dia.

Renault Twingo

O novo Twingo também faz parte do legado de De Meo, reimaginando o charmoso modelo dos anos 90 com um visual atualizado. Ele traz de volta aquela simpatia, agora com tecnologia moderna. É impossível não lembrar dos antigos e como eles eram diversão pura para quem dirigia nas cidades.

Assim, essa trajetória de Luca de Meo mostra como um bom líder pode marcar a história de uma marca e deixar sua marca em cada carro produzido. Com certeza, vamos sentir falta da sua visão inovadora no setor automotivo.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo