Automotivo

Carro clássico de Gran Turismo retorna após anos desaparecido

Se você é fã de jogos como Gran Turismo ou Forza, provavelmente já ouviu falar da TommyKaira. Essa marca japonesa, que adora dar aquele toque especial em carros, começou sua jornada com o ZZ, um esportivo de motor central pequeno, que só foi vendido no Japão em quantidades bem limitadas. Eles até sonharam em criar um sucessor, mas, apesar de aparecer nas telas durante os anos 2000, o carro nunca foi produzido em série. Agora, uma peça única desse modelo raro finalmente saiu da sombra.

Dino Dalle Carbonare, um YouTuber e cofundador do canal Speedhunters, teve a incrível oportunidade de passar um dia com o único exemplar do TommyKaira ZZIi, e quem o acompanhou foi um dos criadores da marca, Yoshikazu Tomita. Imagina só a emoção de ver esse carro e ainda dar uma voltinha com ele no estacionamento!

O ZZII tinha tudo para ser a grande aposta da TommyKaira na produção em larga escala e nas competições de corrida. Se o ZZ era minimalista e bem leve, o ZZII apresentava um design mais elaborado. Ele contava com uma cabine projetada para ser mais confortável, equipado com itens modernos, como ar-condicionado e um rádio que até lia CD. O visual também era de encher os olhos, com um painel afiado e um teto estilo "bolha duplo" que lembrava os clássicos da Zagato.

Peso leve e motor de GT-R

A primeira apresentação do ZZII foi em 2001, e a construção em alumínio foi um verdadeiro “show off” para a época. Com suspensão dianteira de duplo braço, o carro trazia sob o capô um motor emprestado do famoso Nissan GT-R R34, montado de forma inusitada, no meio do carro. O motor RB26 de seis cilindros, modificado para 2,7 litros e equipado com novos turbocompressores, prometia 550 cv de potência. Isso tudo logo nas quatro rodas, já que o protótipo ainda tinha um diferencial dianteiro.

Porém, o design compacto não permitia uma tração integral; o carro ficava com tração traseira. A ideia era competir com o novíssimo Porsche Carrera GT na época, o que era uma ambição e tanto, mas com essa potência, algo muito interessante poderia ter acontecido.

Agora, você deve estar se perguntando: “E o que mais tinha de novo no ZZII?” Bom, ao contrário do primeiro modelo, ele foi pensado para o mercado internacional e já vinha com o volante à esquerda, além de conforto extra. Mas a crise econômica no Japão foi um golpe duro, e o sonho de ver o modelo nas ruas nunca se concretizou.

Saber que esse único exemplar existe e agora está exposto é, sem dúvida, uma boa razão para celebrar. O mundo automotivo sempre tem suas surpresas — e essa é uma delas!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo