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CAOA encerra parceria com Hyundai e busca novo aliado

Em março do ano passado, a CAOA e a Hyundai selaram um novo acordo que modificou bastante a forma como os veículos da montadora sul-coreana chegavam ao Brasil. Antes, a CAOA tinha a exclusividade para comercializar os carros importados da Hyundai, enquanto a marca tinha seus próprios modelos nacionais, como o HB20 e o Creta. Agora, a boa nova é que qualquer concessionária da Hyundai, independentemente de estar ligada à CAOA, pode vender todos os veículos da marca.

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Por outro lado, a CAOA continua firme na produção do HR e do SUV New Tucson em Anápolis, Goiás. Essa planta não é só para Hyundai; lá também saem os carros da CAOA Chery. Mas as coisas podem estar prestes a mudar.

O colunista Jorge Moraes, do UOL, trouxe uma notícia que pode pegar muita gente de surpresa. Ele anunciou que a CAOA deve deixar de fabricar os modelos da Hyundai em Anápolis entre outubro e novembro deste ano, encerrando uma parceria que já dura quase 20 anos.

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O plano, segundo ele, é transformar a fábrica em um hub industrial para abrigar novas marcas asiáticas até novembro. Para isso, estão sendo feitos investimentos para aumentar a área construída em mais de 36 mil m², totalizando mais de 208 mil m². Essa unidade se modernizou recentemente com a instalação de novos equipamentos, que antes operavam na linha de montagem da Ford na Bahia. Essas máquinas ficaram disponíveis e foram adquiridas pela CAOA.

Além disso, a unidade em Anápolis deve receber nos próximos meses uma nova picape a diesel — uma novidade confirmada pelo presidente da CAOA Chery durante o Salão de Xangai. Esse modelo será parte de uma linha que promete dar destaque no mercado, junto com SUVs como o Tiggo 9, que já se juntam ao portfólio da marca.

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A CAOA não está parada no tempo, não! A empresa planeja investir cerca de R$ 3 bilhões para aumentar suas áreas de pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é dobrar a capacidade de produção de 80 mil para 160 mil veículos por ano. A nova marca que vai ocupar essa planta ainda não foi revelada, mas é certo que vamos ver por lá alguns modelos especiais voltados para o mercado brasileiro.

Nos bastidores, as conversas são com diversas montadoras asiáticas, incluindo marcas chinesas como Dongfeng, Changan e Baic. A Changan, por exemplo, já tem algumas marcas associadas como Avatr e Uni-T, que estão testando modelos no Brasil. Há também rumores de que a CAOA está em negociação com fabricantes indianas, como Tata e Mahindra.

Se você é fã de carros e acompanha as novidades, com certeza fica na expectativa do que vem por aí!

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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