calendário de pagamento já está em vigor

Com a chegada do segundo semestre, é hora de ficar atento ao calendário de licenciamento 2025 para os veículos aqui em São Paulo. Desde julho, se você tem um carro com placa terminando em 1 ou 2, já precisa quitar o licenciamento até o fim do mês. Agita, porque em agosto chega a vez das placas 3 e 4; em setembro, é a 5 e 6; outubro é dia de cuidar das 7 e 8; novembro é a vez das 9, e dezembro fecha a conta com as 0.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segundo o Detran-SP, até o final de junho, uns 7,9 milhões de veículos já estavam com essa documentação em dia. Porém, dá uma olhada: ainda faltam cerca de 21,9 milhões para se regularizar. É aquela história, né? Não dá pra deixar tudo pra última hora!
Valor do licenciamento em 2025
Esse ano, o valor do licenciamento subiu para R$ 167,74, com um aumento de 4,69% comparado ao ano passado. E boa notícia: essa taxa é a mesma, não importa se você tem um carro, moto ou utilitário. E não se esqueça, o seguro DPVAT está suspenso desde 2021, então não vai ter cobrança dele.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Para conseguir o licenciamento, é preciso estar com o IPVA de 2025 pago, além de qualquer multa de trânsito ou outras pendências. A partir daí, você pode gerar o CRLV-e, que é o documento de licenciamento na versão digital.
O que acontece se não pagar o licenciamento
Lembre-se: andar com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima. Você pode levar uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e a apreensão do veículo. E pode esquecer de tirar carro do pátio credenciado numa boa, porque vai ter que passar por um processo burocrático.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mas calma, o Detran-SP lançou o LIVE (Liberação Instantânea de Veículos). Se o seu carro for apreendido, você pode regularizar tudo pela internet, logando com sua conta do gov.br (nível prata ou ouro). É só consultar seus débitos, pagar tudo via PIX ou bancos autorizados e assinar digitalmente. O ofício de liberação é gerado na hora, e você pode apresentar o documento eletrônico no pátio, liberando seu carro bem mais rápido do que antes, que levava até 48 horas!
Como fazer o licenciamento
Depois de pagar o IPVA e eventuais multas, você pode quitar o licenciamento pelo internet banking, em bancos credenciados ou pelo site do Detran-SP. Assim que o pagamento for confirmado, o CRLV-e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). E pode ficar tranquilo, dá pra salvar no celular ou até imprimir.
O app do Detran-SP é uma mão na roda! Com ele, você consegue acompanhar pendências, verificar multas, gerar guias de pagamento e ainda acessar várias informações do seu carro. É uma boa maneira de não deixar nada passar batido, especialmente se você, assim como eu, dirige bastante.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE