BYD prorrogou início da produção de elétricos na Hungria

A BYD está acelerando a produção dos seus carros elétricos na Turquia e adiando seus planos para a fábrica na Hungria. A razão? A Turquia oferece custos de produção mais baixos, especialmente em relação à mão de obra e energia. Isso é uma ótima notícia para quem está de olho na revolução elétrica!
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A nova fábrica turca, que foi oficialmente anunciada em julho de 2024, terá um investimento robusto de cerca de 1 bilhão de dólares e uma capacidade inicial de 150 mil veículos por ano. Mas, segundo os especialistas, esse número pode ser superado já no primeiro ano de operação, e a expansão está prevista para 2028. Imagine ver mais e mais elétricos nas ruas!
Entre os modelos que vão sair da linha de montagem na Turquia, estão o SUV elétrico Seal U e o Sealion 5, que pode ser elétrico ou híbrido plug-in. E para quem gosta da combinação de eletricidade e eficiência, os híbridos Seal U DM-i e Seal 06 DM-i também estão no forno. Ah, e não para por aí: a fábrica contará com um centro de pesquisa e desenvolvimento, mostrando que a inovação é uma prioridade. Quem sabe não saem por lá os próximos lançamentos de peso?
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Por outro lado, a fábrica na Hungria apresenta um cenário diferente. A BYD anunciou em dezembro de 2023 a construção de sua primeira unidade na Europa, em Szeged, e a previsão era que entrasse em operação em 2026, com um investimento de 4 bilhões de euros. Mas a produção deve começar abaixo da capacidade total, aumentando lentamente ao longo do tempo. Em 2026, a expectativa é de que apenas algumas dezenas de milhares de carros sejam produzidos, bem aquém da capacidade ideal de 150 mil veículos, que poderia até chegar a 300 mil no futuro.
O que complicou ainda mais a situação foi o atraso na preparação dos equipamentos que estão vindo da China, o que afetou o cronograma da construção. A empresa até assinou um pré-acordo de compra de terras com o governo local em janeiro de 2024, mas com os prazos estourados, fica complicado manter as expectativas altas.
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Entre os modelos que estavam nos planos para a Hungria, nomes como Atto 2 e 3, Dolphin e até o compacto Seagull estavam na lista. No entanto, o foco agora deve ser mesmo a produção mais econômica na Turquia. Essa mudança é um balde de água fria para a União Europeia, que esperava atrair mais fábricas chinesas para o bloco, especialmente com a introdução de tarifas nos carros fabricados na China.
Atualmente, a UE impõe uma taxa de 17% adicional nos carros da BYD que entram pelo continente, além da tarifa padrão de 10%. Produzindo na Turquia, a BYD pode contornar essas taxas e competir mais de igual para igual no mercado europeu. E não esqueçamos que a BYD já planeja lançar sua marca de luxo, a Yangwang, na Europa.
Por fim, quem está de olho na movimentação do setor pode se surpreender com as perdas significativas que a Stellantis está prevendo. E para os curiosos, vale a pena ficar ligado no lançamento oficial da BYD Sealion 06 na China, que promete agitar o mercado por lá!
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