Automotivo

BMW avança na eletrificação enquanto Tesla registra queda na Europa

O novo BMW iX3 chegou para agitar o universo automotivo, trazendo a tão esperada plataforma Neue Klasse, feita especialmente para os elétricos. Essa plataforma não só marca uma nova era para a BMW, mas também é acompanhada de um design renovado, que promete atender tanto os amantes do estilo quanto os fãs de desempenho.

Recentemente, a BMW divulgou alguns teasers mostrando como será essa novidade. Para os puristas da marca, a mudança mais significativa é a diminuição da icônica grade “duplo rim”. Em vez do estilo grandioso que dominava as gerações anteriores, agora o foco é em linhas mais limpas e verticais, remetendo ao passado, mais precisamente à Neue Klasse de 1962. Imagine, então, os faróis como uma extensão natural dessa nova grade iluminada — um charme!

Design e Estilo

Esse novo estilo não é só um capricho estético; ele deverá ser adotado em todos os futuros modelos da BMW. O iX3 não é apenas bonito, mas também é o primeiro SUV a demonstrar tudo o que a plataforma Neue Klasse tem a oferecer. O interior vem com o inovador painel Panoramic iDrive, que distribui informações em dois níveis, facilitando a vida do motorista.

Quem pega estrada frequentemente sabe como um bom painel e tecnologia podem fazer a diferença na hora de dirigir. É tudo uma questão de manter os olhos na pista e as mãos no volante, com as informações ao alcance.

Reformulação na Indústria

Enquanto isso, Oliver Zipse, o chefão da BMW, deixou claro que o setor automotivo não pode errar nesta nova fase. A chamada para a eletrificação é urgente, e a BMW está investindo pesado nisso. Com a chegada do iX3, esse investimento de bilhões deve se tornar um divisor de águas. Cada modelo traz consigo a expectativa de um sucesso estrondoso, especialmente porque a BMW está entrando em um mercado que não perdoa falhas.

A nova geração Neue Klasse, que reviveu um nome tradicional da marca, é totalmente projetada do zero para veículos elétricos. Essa nova plataforma prometeu não só eficiência, mas também prazer ao dirigir, um compromisso bem característico da BMW. As baterias terão uma nova arquitetura de 800 volts e a química das células vai usar NMC (níquel, manganês e cobalto).

Metas Ambiciosas

As promessas são grandes: 30% mais autonomia, recarga 30% mais rápida e redução de custos de até 50% em comparação com os modelos atuais. Por exemplo, o iX3 50 xDrive traz um consumo médio de entre 17,9 e 15,1 kWh/100 km. Isso é música para os ouvidos dos motoristas que se preocupam com economia e eficiência.

A BMW planeja lançar seis modelos com essa plataforma, dividindo-os em quatro configurações internas. Assim, os novos iX3 e i3 chegarão ao mercado entre 2025 e 2026, enquanto outros modelos, como o i1 e i2, chegarão um pouco depois.

No Mundo da Concorrência

Enquanto a BMW se prepara para essa revolução, a Tesla enfrenta desafios, especialmente na Europa, onde suas vendas despencaram. Algumas quedas chegam a impressionantes 84%. No entanto, marcas como BYD e SAIC estão em franca expansão, mostrando que a eletrificação não é apenas uma moda passageira, mas uma realidade que veio para ficar.

A eletrificação está tomando conta do mercado, e quem ama dirigir sabe que é um momento de grandes mudanças. O iX3 promete ser um importante player nesse cenário, cheio de estilo, tecnologia e entusiasmo.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo