Automotivo

Bentley apresenta V8 mais rápido que W12

Já faz quase um ano que a Bentley disse adeus ao seu famoso motor W-12. Foram mais de 20 anos de tradição nessa máquina poderosa. E se você achava que o fim da produção significava o apocalipse da marca, pode se acalmar: eles estão otimistas com o novo propulsor, que é menor, mas promete ser ainda melhor.

A estreia desse motor mais enxuto e potente é no SUV Bentayga Speed, que agora entrega respeitáveis 641 cv — ou seja, 15 cv a mais que o W-12 que se despediu. Por outro lado, o torque caiu um pouco, ficando em 86,7 kgfm, 5 kgfm a menos do que o antecessor. Uma troca de fôlego, mas que ainda promete boas emoções ao volante.

Regime fez bem ao SUV

Embora o Bentayga Speed não seja o SUV mais potente do mercado — esse título pertence a monstros como o Aston Martin DBX S e o Lamborghini Urus SE, todos na casa dos 700 cv —, ele tem seu charme. A mudança no motor fez maravilhas no peso do SUV, que agora pesa 2.465 kg, ou seja, cerca de 43 kg mais leve. E essa redução resultou em um ganho de performance: agora ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, meio segundo mais rápido que antes. Para quem já enfrentou trânsito, sabe como esse tempo pode ser precioso!

A Bentley afirma que o Bentayga Speed chega a impressionantes 310 km/h, uma velocidade que ultrapassa o antigo W-12 em 4,8 km/h. Além das melhorias técnicas, o modelo ficou mais ágil e prático com a adição da direção nas rodas traseiras. Para quem curte um toque a mais nos freios, há uma opção de cerâmica, disponível apenas se você escolher as rodas de 23”.

E se você, assim como muitos, adora um volante mais responsivo, a Bentley aprimorou o modo de direção Sport, que agora tem amortecedores mais firmes — 15% mais rígidos, se você quer números. É mais ou menos como sentir a diferença ao pegar uma estrada sinuosa: tudo fica mais emocionante!

O novo Speed também não decepciona no quesito de sonoridade: um sistema de escapamento esportivo já vem de série e, para quem busca um som mais potente, existe a opção de um escapamento de titânio Akrapovič. Exato, quatro saídas em vez de duas!

As mudanças estéticas são sutis, mas fazem a diferença. O SUV ganhou faróis e lanternas em um tom mais escuro, além de rodas de liga leve de 23”. O teto pode ser pedido em um acabamento contrastante, que dá um ar esportivo.

No interior, a Bentley caprichou. Os detalhes cromados podem agora ser trocados por um estilo mais escuro, dando uma vibe mais esportiva. Pequenas mudanças nas cores e no design dos bancos também ajudam a modernizar o visual.

Embora a marca tenha se despido do icônico W12, executivos da Bentley garantem: não dá pra sentir falta do que faz um Bentley ser um Bentley. O Bentayga, agora o único modelo 100% a gasolina da linha, dá continuidade à tradição da marca mesmo sob as novas regras de emissões da Europa.

E se você pensava que a mudança acabava por aqui, prepare-se: um SUV 100% elétrico está a caminho. Ele vai ser menor que o Bentayga e promete trazer todo o luxo e sofisticação britânica, mas sob uma nova perspectiva.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo