Automotivo

Bagagem solta no carro pode gerar multa de R$ 195,23

Estamos chegando ao fim do ano, e com isso vêm as tão esperadas viagens e passeios de férias. E uma dúvida comum entre os motoristas é: posso colocar minhas bagagens soltas no banco traseiro do carro? A resposta curta e direta é não. Isso não só é perigoso como pode resultar em multa e pontos na CNH.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transportar cargas no banco de passageiros é infração grave. Se você for pego nessa, a multa atual é de R$ 195,23 e ainda anota cinco pontos na sua carteira. Além disso, seu veículo pode ser retido até que a situação seja regularizada. Ninguém quer lidar com esse tipo de dor de cabeça, certo?

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já deu o toque: sacolas, mochilas ou malas soltas podem se tornar verdadeiros projéteis em uma frenagem brusca ou em caso de colisões. Isso é um risco real para todos os passageiros no carro. Então, a melhor escolha é sempre utilizar o porta-malas.

Quando precisar carregar bagagens maiores, você pode adotar alternativas como bagageiros de teto ou redes organizadoras. Só não esqueça de respeitar os limites de altura e peso que o fabricante e o Contran especificam. Afinal, ninguém quer perder a viagem porque algo se soltou na estrada.

O artigo 109 do CTB traz algumas regras importantes: a bagagem não pode obstruir a visão do motorista, nem comprometer a estabilidade do carro. Além disso, nada de barulho excessivo ou objetos projetados para fora do veículo. Todo objeto deve estar bem preso com cintas, redes ou acessórios apropriados.

E é bom lembrar: até mesmo itens pequenos, como sacolas ou mochilas, não devem ficar soltos sobre os bancos ou no tampão do porta-malas. Se isso acontecer, a infração é considerada grave e você pode se meter em encrenca, com multa e a chance de retenção do veículo.

Se você tem um carro com bancos traseiros rebatíveis, pode levar objetos na cabine, mas lembre-se de fixá-los bem e garantir que não atrapalhem a visão ou a segurança dos passageiros.

Transportar as bagagens corretamente não é só uma questão de segurança, mas também ajuda a evitar prejuízos e desconfortos. Organizar seus pertences bem garante visibilidade ao motorista e livra você de multas desnecessárias, para que o foco da viagem seja só a diversão na estrada.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo